Português, perguntado por jacqnalves, 5 meses atrás

Considere a seguinte situação:

Você é professor e pediu a seus alunos que trouxessem contos populares que ouviam quando crianças. Um de seus alunos trouxe o trecho a seguir, do livro O fantástico mistério da Feiurinha, de Pedro Bandeira.

​​​​​​​

Outros alunos seus trouxeram versões dos clássicos Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve e os sete anões, Cinderela, etc.

Você deve explicar que o trecho do livro de Pedro Bandeira, apesar de ter como personagem principal a Chapeuzinho Vermelho, não é um conto popular. Quais critérios levam a tal conclusão?

Soluções para a tarefa

Respondido por MarianaCostadeAraujo
0

Contos populares são transmitidos de geração a geração, geralmente por meio da via oral. Portanto, o conto "O Fantástico Mistério de Feiurinha" não deve ser considerado um conto popular.

Contos populares

Os contos populares são histórias contadas oralmente de geração a geração. Por serem transmitidos por meio da fala, às vezes acontece de o contador trocar alguns nomes e outros detalhes para agradar a quem ouve ou até por esquecimento a cada vez que enuncia o conto. Vale lembrar que contos populares também são chamados de tradicionais ou folclóricos.

Os contos Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve e Cinderela são contos populares porque são passados de geração a geração, compondo a tradição oral. Eles ultrapassam fronteiras de países e até continentes. Estes são os frutos da oralidade: os contos permanecem vivos por gerações independentemente do espaço geográfico.

O Fantástico Mistério de Feiurinha, de Pedro Bandeira

O livro "O Fantástico Mistério de Feiurinha" é um livro infantojuvenil brasileiro muito famoso. Ele foi escrito por Pedro Bandeira e faz uma homenagem aos contos de fadas. A mensagem que a obra traz é a importância de se contar histórias, especialmente dos mais velhos aos mais novos.

"O Fantástico Mistério de Feiurinha", apesar de ser conhecido no Brasil, não configura um conto popular, porque não tem as características de um. Ele foi publicado muito recentemente, em 1986, e ainda não foi passado de geração a geração por meio da oralidade. Apesar disso, é uma linda obra que homenageia o costuma da contação de histórias.

Entenda mais sobre contos populares aqui: https://brainly.com.br/tarefa/17590869

#SPJ11

Respondido por linguasecultura
0

Resposta: O fato de uma história ser lida para crianças e proporcionar a fruição dessa literatura infantil não é exclusividade dos contos populares. Sabemos que, inclusive, contos populares como "Chapeuzinho Vermelho" eram contados com a finalidade de prevenir as moças para que não saíssem sozinhas à rua.

Na situação em questão, devemos considerar que os contos populares clássicos são apresentados em várias versões, porém com as mesmas sequências narrativas e com as mesmas interpretações. Não há espaço para modificações significativas. Isso é o que garante sua tradição popular.

No caso do texto de Pedro Bandeira, temos uma versão pessoal da história, em que o autor recorre a personagens e a trechos das histórias clássicas, mas os recria de maneira a adquirirem novos sentidos e interpretações (a passagem do tempo para as princesas, Chapeuzinho querendo se casar, a ironia).

Ao fazer isso, o resultado é uma obra literária erudita, intelectualizada. Ou seja, o autor recorre a uma forma da tradição oral popular para recriar, na escrita, de forma individualizada, uma obra nova.

Explicação:

Perguntas interessantes