Física, perguntado por talilacerda, 1 ano atrás

 

Considere a seguinte situação: Um ônibus movendo-se numa estrada e duas pessoas: uma, A, sentada no ônibus e outra, B, parada na estrada, ambas observando uma lâmpada fixa no teto do ônibus. A diz: "A lâmpada não se move em relação a mim, uma vez que a distância que nos separa permanece constante”. B diz: "A lâmpada está se movimentando, uma vez que está se afastando de mim".

 

a) A está errada e B está certa

b) A está certa e B está errada

c) ambas estão erradas

d) cada uma, dentro do seu ponto de vista, está certa

Soluções para a tarefa

Respondido por lumich
569

Essa é uma questão sobre a relatividade do movimento. Na física, não podemos dizer que um corpo está em movimento ou não, se essa resposta não vier acompanhada do referencial. O ponto de referência é quem determina a veracidade da conclusão sobre o movimento.

Desse modo, vamos analisar as afirmações dadas pelo enunciado:

Observador A: esse observador está sentado no ônibus e diz que a lâmpada do ônibus está parada em relação a ele. Ou seja, o observador está correto, ele disse qual a referência que ele utilizou, e realmente para quem está parado dentro do ônibus, a lâmpada também está porque a distância entre o observador e a lâmpada não se altera.

Observador B: esse observador está fora do ônibus e diz que a lâmpada está em movimento porque está se afastando dele. Ele tem razão, podemos perceber que o observador é o referencial e como o objeto se afasta dele, significa que a lâmpada está sim em movimento.

Resposta: a alternativa correta é a D, cada observador dentro do seu ponto de vista estão corretos, isso porque o movimento é determinado pelo referencial e assim, a análise do movimento de um objeto pode ser diferente para diferentes observadores.

Respondido por Coelho2006
260

Resposta:

d) cada uma, dentro do seu ponto de vista, está certa

Perguntas interessantes