Português, perguntado por junielison8853, 7 meses atrás

Considere a seguinte passagem de Grande Sertão: vereadas Amor e morte Eu dizendo que a Mulher ia lavar o corpo dele. Ela rezava rezas da Bahia. Mandou todo o mundo sair. Eu fiquei. E a Mulher abanou brandamente a cabeça, consoante deu um suspiro simples. Ela me mal-entendia. Não me mostrou de propósito o corpo. E disse… Diadorim — nu de tudo. E ela disse: — ‘A Deus dada. Pobrezinha…’ E disse. Eu conheci! Como em todo o tempo antes eu não contei ao senhor — e mercê peço: — mas para o senhor divulgar comigo, a par, justo o travo de tanto segredo, sabendo somente no átimo em que eu também só soube… Que Diadorim era o corpo de uma mulher, moça perfeita… estarreci. A dor não pode mais do que a surpresa. (ROSA, João Guimarães. Grande sertão: veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.) Na passagem, evidencia-se a narração em primeira pessoa; perspectiva que limita o acesso do leitor. Nesse caso, fica evidente a restrição narrativa por meio:

Soluções para a tarefa

Respondido por silcferreira
11

Resposta:

Aap4 - Literaturas de Língua Portuguesa II

Explicação:

1. b) o cômico pauta a descrição da personagem, que tem o ridículo de sua aparência ressaltado pela comparação com um bonecão de louça.

2. b)  do fato de o leitor não saber, assim como Riobaldo, que Diadorim era na verdade uma mulher.

3. b)  ao fato de o romance parecer deslocado temporalmente, não se enquadrando como obra contemporânea.

4. a)  A obra de Guimarães Rosa é universalista, por isso não se enquadra em um espaço geográfico determinado, assim como ocorre com o Regionalismo


ElieneBarbosa: valeu d+++
lidiaaleal: vc tem a Aap3?
Respondido por thayanecamppos96
1

Resposta:

Aap3

1- a, 2-b, 3-a, 4-d

Explicação:

Corrigido pelo AVA.

Perguntas interessantes