Considere a seguinte afirmação sobre o termo bizantino: "É essencial lembrar que bizantino não tem conotação étnica, mas civilizacional (...). O termo bizantino foi vulgarizado apenas a partir do século XVI, depois do desmembramento do império, que, em vida, se via como herdeiro e continuador do império Romano." (FRANCO JR., Hilário; ANDRADE FILHO, Ruy de Oliveira. O Império Bizantino. SP: Brasiliense, 1987, p. 7-8) Em que medida o Império Bizantino pode ser considerado herdeiro e continuador do Império Romano? Estabeleça as diferenças entre esses dois impérios entre os séculos V e VII.
#UFPR
#VESTIBULAR
Soluções para a tarefa
O Império Bizantino pode ser considerado herdeiro do Império Romano na medida em que foi criado pela divisão administrativa do Império Romano, adotavam o latim (língua romana) e eram governados, ao menos inicialmente, por nobres de estirpe romana, tendo a mesma cultura, língua e base política do Império.
Eles começaram a se diferenciar a medida que o tempo passou, de modo que enquanto Império do Ocidente caiu no século V, o do Oriente seguiu se adaptando às mudanças, tendo sido diferenças no período a manutenção da centralidade política em Bizâncio e o controle dos exércitos profissionais.
Resposta:
Plurall
Explicação:
O Império Bizantino nasceu da divisão do Império Romano em ocidental e oriental. Seus governantes colocavam-se como sucessores dos antigos imperadores romanos e a estrutura jurídica estava calcada em bases do direito romano. Apesar disso, suas tradições culturais eram mais gregas que latinas e seu sistema administrativo foi muito mais centralizador que aquele existente na Roma Antiga.