considere a reação entre 2 L de metano (CH4) e 4 L de oxigênio (O2), gerando dioxido de carbono (CO2) e vapor de água. Os volumes dos gases foram medidos nas mesmas condições de temperaturas e pressão. A)Escreva a equação balanceada que representa esse processo. B)Determine o volume máximos de gases formados nessa reação.Justifique. C)Determine o volume de gás oxigênio necessario para reagir totalmente com 80 L de metano, com os gases armazenados nas mesmas condições de temperaturas e pressão.
Soluções para a tarefa
a) A equação química balanceada é a seguinte:
⇒
b) O volume máximo de gases formado nessa reação será de 6 L.
Vemos pela reação balanceada que 1 mol de metano reage com 2 moles de gás oxigênio. Assim, quando os gases estão nas mesmas condições de temperatura e pressão, o volume de reação do gás oxigênio é sempre o dobro do volume de reação do gás metano.
Consequentemente, o volume de gás carbônico e vapor de água formada será, respectivamente, igual e o dobro do volume inicial de gás metano.
Assim, como temos 2 L de metano reagindo com 4 L de oxigênio, vemos que os mesmos reagirão completamente, formando 2 L de gás carbônico e 4 L de vapor de água.
c) O volume necessário de gás oxigênio é 160 L.
Como visto anteriormente, o volume de reação do gás oxigênio é sempre o dobro do volume de reação do gás metano.
Como temos 80 L de metano, deveremos ter 160 L de gás oxigênio.
Espero ter ajudado!