Considere a mistura de dois gases A e B, confinados em recipiente fechado. Certa quantidade de um terceiro gás, C, é adicionado ao mesmo recipiente à mesma temperatura. Como o gás adicional C afeta: (a) a pressão parcial do gás (b) a pressão total no recipiente (c) a fração em quantidade de matéria do gás B?
Soluções para a tarefa
a) Como a pressão parcial é a pressão que o gás exerceria se estivesse sozinho na mistura ocupando o mesmo volume da mistura à mesma temperatura, a pressão parcial não se altera com a introdução de um novo gás.
b) Ao introduzir mais um gás na mistura, estamos aumentando a quantidade de matéria no recipiente (número de mol) e portanto de acorco com a equação de Clapeyron a pressão total no recipiente aumenta.
c) A fração em quantidade de matéria do gás B ou de qualquer gás inicialmente presente diminui com a introdução do gás C no recipiente uma vez que tal fração é o número de mol de cada componente dividido pelo número de mol total. Como o número de mol total aumentou devido a introdução de C, o denominador da fração aumenta, diminuindo assim a fração em quantidade de matéria.