Considere a letra da canção apresentada abaixo, e responda:
Chico Brito Canta:
Paulinho da Viola. Composição: Wilson Batista e Afonso Teixeira
Lá vem o Chico Brito,
Descendo o morro nas mãos do Peçanha,
É mais um processo!
É mais uma façanha!
Chico Brito fez do baralho seu melhor esporte,
É valente no morro,
Dizem que fuma uma erva do norte.
Quando menino teve na escola,
Era aplicado, tinha religião,
Quando jogava bola era escolhido para capitão,
Mas, a vida tem os seus revezes,
Diz sempre Chico defendendo teses,
Se o homem nasceu bom, e bom não se conservou,
A culpa é da sociedade que o transformou.
Considerando a perspectiva do marxismo e suas implicações na educação, qual das seguintes análises é consistente com a situação evidenciada pela música?
Escolha uma opção:
a.
O personagem é produto de uma realidade social que se constitui de uma tessitura infinita de coisas dotadas de sentido, uma teia de significados culturalmente construída pelos indivíduos em ação, corroborada pela escola.
b.
A escola falhou na educação de Chico porque deixou de educar tendo em vista a racionalização, que teria treinado o personagem para que se tornasse um cidadão produtivo, integrado e tecnicamente livre.
c.
Os revezes da vida pelos quais Chico passou são um reflexo, em menor escala, da dependência ou da relação de subordinação entre as partes componentes do sistema capitalista, entre as economias centrais e as periféricas.
d.
Chico é um reflexo da manutenção da sociedade vigente que utiliza a educação para a conservação da estrutura social, econômica, política e cultural .
e.
A educação não contribuiu para a mobilidade social ascendente de Chico, pois ele se manteve no patamar econômico e social idêntico ao de sua infância, em função do valorizado papel social que ocupa em sua comunidade.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Chico é um produto da perpetuação da exploração de uma classe social sobre outra, que utiliza a educação para disseminar a ideologia dominante, ao passo que a educação deveria ser um instrumento de emancipação.
A resposta certa é a D. Na visão marxista, a escola é um instrumento de manutenção da sociedade burguesa e naturalização da exploração.
Escola e Marxismo
Na perspeciva marxista, a escola é utilizada para a constituição, manutenção e perpetuação do domínio social. Marx entende que há a infraestrutura e superestrutura. A primeira refere-se as relações de produção que define a ideologia, cultura e jurídica.
A escola no sistema capitalista reproduz a ideologia burguesa. A educação é condicionada a preprarar o aluno para o trabalho físico. Assim, o mundo do capital é naturalizado e compreendido como a única forma possível das relações de produção.
A própria Constituição Federal direciona que um dos objetivos da educação é a formação do estudante voltado ao trabalho, afim de formar uma força de trabalho.
Sobre marxismo: https://brainly.com.br/tarefa/6546341
#SPJ2