Português, perguntado por marianamkna, 10 meses atrás

Considere a leitura do livro Frankenstein de Mary Shelley para responder às questões a seguir.



1) A obra é frequentemente denominada de história de terror. Quais características da obra a encaixa nessa classificação?



2) Victor Frankenstein é um homem devotado a ciência, sua pequena busca era a de criar a vida, é quase a busca pelo poder criador, o que comumente chamamos de "Deus". Victor queria ser a seu modo Deus criando e trazendo de volta a vida. Com isso, rompe diversas barreiras, mas também caí em dilemas éticos, faz movimentos extremamente questionáveis, tudo na sua mente em prol da descoberta, da ciência, talvez seria de agradar o seu ego e dizer que ele tinha o poder de gerar a vida. Pensando na situação de Frankenstein, pode-se mesmo questionar os limites da ciência até onde ela deve ir e até onde pode se intrometer no curso natural das coisas, há limites? Quais são? Quem determina?



3) É possível considerar que a obra “Frankenstein” se trata de uma história sobre os dramas pessoais, na busca pela perfeição e poder? Justifique.



4) Frankenstein criou, gerou vida a partir da morte ou de pedaços dela, aí começa então a saga das consequências de tal ato. Cria uma vida que assusta, que amedronta, que causa horror a todos e ao próprio criador. Mas a criatura gerada demonstra ao longo de suas ações, sentimentos e até atos de bondades, que mudam conforme encara os que o cercam, ignoram e maltratam. Explique o relativismo apresentado na obra através das atitudes do monstro.



5) Pesquise sobre a vida de Mary Shelley e escreva uma pequena biografia dessa autora.



6) O que mais chamou sua atenção na obra? Explique.​

Soluções para a tarefa

Respondido por LarissaMoura3
43

1) As características da obra são as tensões onde o personagem principal passa com Frankstein.

2) Sim, é possível questionar ao ponto de pensar mais além dos limites, como por exemplo, Victor tentou querer trazer a vida de volta, o que fracassou, mas seria possível ter sucesso.

3) Sim, é possível, visto que Victor queria ter mais poder no sentido de ser mais poderoso.

4) O relativismo na obra é representado pelo fato do monstro no início apenas queria conversar com o seu criador.

5) Mary Wollstonecraft Shelley nasceu em Londres, no dia 30 de agosto de 1797. Foi uma importante educadora e escritora.

6) O que mais chamou atenção em relação a obra é a seu detalhamento e atitudes bem descritas.

Bons estudos!

Respondido por Matheusieti
3

1 -  As características da narrativa que fazem parte do gênero terror são:

  • O uso do suspense a partir da caracterização do cenário e dos personagens;
  • O fato da narrativa se desenrolar a partir do ritmo e da ação;
  • A forma como usamos as descrições para que as narrativas sejam estabelecidas;
  • O uso de sensações como o medo, o horror, e, o constante perigo de morte.

Como os contos de terror são construídos:


Eles são compostos por uma temática que remete ao terror e ao suspense, valendo notar que os contos podem ser entendidos como  histórias inventadas por algum indivíduo, podendo ser os tradicionais, os simples, os que falam de uma cultura, os psicológicos etc.

Mais sobre leitura:

brainly.com.br/tarefa/13505202

2 - Dentre os limites apresentados que vão contra a criação de Frankenstein temos:

  • A religião;
  • A bíblia do cristianismo;
  • A sociedade conservadora, entre outros.


Algumas das características utilizadas no texto:

Nessa obra o narrador teve como base a construção de ideias e diálogos que surgiram de sua imaginação, porém, flertam com a ciência e com o terror, trazendo uma  ambiguidade e riqueza de sentido ao exposto, e, por isso, o discurso indireto livre está ligado ao monólogo interior dos personagens, sendo executado pelo autor.

Mais sobre a escrita e a criatividade:
https://brainly.com.br/tarefa/21722787


3 - Sim. A obra Frankenstein tem como base situações que dialogam diretamente com o amor e o drama pessoal de cada indivíduo presente, estabelecendo relações de poder, mas afirmando que existem momentos de desespero e momentos de paz, seguindo uma linha narrativa interessante.

Sobre a importância da literatura:

Nos dias de hoje, Frankenstein é citado inclusive fora do âmbito da produção artística, tendo influência na vida dos indivíduos e na forma como eles irão se comunicar com a sociedade, fortalecendo assim suas condições de comunicação, jamais inferior aos demais, apenas diferente, merecendo o respeito e a empatia dos demais.

Sobre a leitura:
https://brainly.com.br/tarefa/14135330

4 -
O texto mostra uma parcela de ambiguidade entre o amor, como uma forma de construir uma relação entre o criador e a criatura.

A influência no sentido de Frankenstein e sua profundidade:

O narrador nos apresentou a importância do amor no texto , e, a partir dele, nós, enquanto receptores do conteúdo, podemos entender suas sensações, desejos, vontades, frustrações, que são elencadas pelo autor justamente com o intuito de despertar sentimentos e sensações.

Por fim, cada conto literário está associado a uma dinâmica que deve se solucionar na própria trama, como o caso de Frankenstein.


Sobre os contos maravilhosos:
https://brainly.com.br/tarefa/21722787

5 - Apesar do texto colocar Frankenstein como um monstro, vemos uma característica importante no personagem: a dualidade entre o amor e a forma como as pessoas o veem.

O uso do relativismo na obra literária:

A ideia de relativismo entendido como uma teoria da antropologia que nota as diferentes culturas como sem julgamentos, ou seja, uma visão que se opõe ao etnocentrismo que coloca uma "raça" como soberana a outra.

Aqui, o ponto principal do texto é justamente criar um paradoxo, e, aos poucos tornar Frankenstein um personagem amado, tanto na obra quanto pelo público.

Mais sobre as abordagens literárias.
https://brainly.com.br/tarefa/4525677

6 - Mary Shelley foi uma autora Inglesa que nasceu em 1797 e faleceu em 1851. Ela era escritora, dramaturga e criadora de obras como:

  • The Last Man;
  • Matilda;
  • Valperga;
  • Frankenstein, entre outras.

Sobre o que achei da obra:

Traçando um paralelo do motivo que a autora criou Frankenstein e como eu gostei, podemos afirmar que a escritora teve a ideia desse livro a partir da visão de um jovem estudante dando vida a ossos que tinham recolhido de sua sepultura, sendo o primeiro "start" para dar vida ao personagem caricato que influenciou a literatura e o cinema com seus lançamentos.

Mais sobre artigo de opinião:

https://brainly.com.br/tarefa/40313561

Anexos:
Perguntas interessantes