História, perguntado por detcho, 9 meses atrás

Considere a frase abaixo: "É preciso que, pela disposição das coisas, o poder freie o poder". MONTESQUIEU. O espírito das leis. Adaptado. Na afirmação de autoria do filósofo francês do século XVIII, Montesquieu, há um indicativo recorrente nas democracias atuais, o qual é compatível com a ideia de que Alternativas Alternativa 1: o poder soberano estaria distribuído em razão de três funções essenciais do Estado, quais sejam: a executiva, a legislativa e a judiciária. Alternativa 2: a noção de um pertencimento global, com responsabilidades, deveres e direitos compartilhados em relação aos poderes que compõem cada país. Alternativa 3: a livre escolha dos povos pelo seu soberano por meio do voto é algo natural nas nações que comungam de uma cultura, língua e origens comuns. Alternativa 4: o território de cada país deveria ser controlado por um governo guiado pela força militar. Apenas dessa forma, a estabilidade entre as nações estaria garantida. Alternativa 5: o poder do governo deveria estar restrito até as fronteiras de seu país, espaço territorial fundamental para o reconhecimento supremo de sua autoridade e soberania.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
10

É correta a alternativa 1.

A ideia de Montesquieu é que o Poder deveria ser dividido em três esferas autônomas e independentes, de modo que uma "vigiasse" as ações tomadas pelas demais, de modo que ninguém (ou nenhum grupo político) tivesse mais o poder de criar as leis, aplicá-las e julgar se foram cumpridas ou não.

Neste sentido surge a divisão dos poderes (em Executivo, Legislativo e Judiciário) que até hoje é fundamental na compreensão e organização da nossa sociedade, sendo uma característica que encontramos em todas as democracias de modelo ocidental.

Respondido por rhuanbetaninp5jzyy
4

Resposta:

letra A

Explicação:

Perguntas interessantes