ENEM, perguntado por juliasilva7189, 1 ano atrás

Considere a figura e o texto a seguir. Disponível em . Acesso em 04 mar. 2015. Se pensarmos nas características que dão identidade ao ato de pichar e de grafitar, veremos que ambos os segmentos se comunicam muito mais do que se imagina ou que, intencionalmente, por meio de alguns veículos de comunicação e poder (parte da mídia e Estado), se faz acreditar. A prática de pintar e escrever em paredes está presente na história da humanidade desde a chamada pré-história. De lá para cá, essa prática esteve inserida e foi influenciada por diferentes contextos históricos, culturais e geográficos. Vivemos ainda hoje num contexto de uma sociedade capitalista que impõe a uma grande parcela da população a situação de carência em diferentes aspectos. Muito nos chama a atenção a carência de recursos econômicos, mas, atrelada a ela, está a carência de bens simbólicos, de produção de representações e cultura. Os grafites e as pichações atuais nascem da necessidade humana da produção de representações que lhes é negada. Essa é uma característica comum a ambos e que leva a outras inevitáveis. São elas a transgressão - o grafite e as pichações devem transgredir o espaço urbano em sua estética e forma de organização e, assim, devem ser realizados sem autorização. Serem públicos - as pichações e os grafites têm que estar em público, por isso são feitos nas ruas, apropriando-se de qualquer suporte que a cidade ofereça. Isso ocorre pelo objetivo de proporcionar o acesso à arte ao maior número de pessoas, independentemente de etnia, gênero ou classe social. Também pela necessidade que os pichadores e os grafiteiros têm de serem vistos, serem reconhecidos pelo seu meio social e pela sociedade como um todo, ainda que, em alguns casos, de forma negativa, sanando assim, em parte, a invisibilidade a que muitas vezes estão submetidos por pertencerem, em geral, às camadas economicamente mais pobres da sociedade. Efemeridade - grafite e pichações, por ocuparem as ruas, os muros, estão sujeitos a todos os tipos de intervenção que se faça no mesmo espaço. Assim, são manifestações que tendem a permanecer pouco tempo onde estão. Thiago Santa Rosa, pesquisador da Universidade Federal de Pernambuco, em entrevista ao Diário de Pernambuco. Disponível em . Acesso em 15 mar. 2016. I. A figura sugere que a pichação é uma forma de expressão popular, que dá voz àqueles que não dispõem dos meios de comunicação socialmente legitimados, o que também se confirma no texto. II. De acordo com o texto, pichação e grafite são manifestações transgressoras, realizadas em lugares proibidos, e, por isso, degradam o patrimônio público. III. Segundo o texto, os pichadores buscam reconhecimento, na tentativa de compensar a invisibilidade social a que estão submetidos. 27 Está correto o que se afirma somente em A. I. B. II. C. III. D. I e III. E. I e II.

Soluções para a tarefa

Respondido por giovannazirondi
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Olá,

Você esqueceu de anexar a imagem, hein! Bom, de qualquer forma, vamos lá!

Realizando análises sobre o texto e a imagem, podemos compreender uma postura afirmativa e argumenta, favorável ao ato de grafitar e pichar. Em resumas palavras, afirmam que é por meio do grafite e da pichação que o povo manifesta sua insatisfação mediante às situações de seu dia-a-dia.

Assim, podemos analisar as afirmações do seguinte modo:

Afirmação I - Correta. Através da imagem, temos uma pichação transcrevendo "Parede branca, povo mudo", o que nos leva a inferir que é por meio de tais ações que há a viabilização de uma voz do povo, sendo que quando as paredes estão brancas, isto é, sem grafite ou pichação, não há um meio de expressão por parte da população.

Afirmação II - Incorreta. Nem sempre as pichações e grafites ocorrem em locais proibidos, haja vista que são realizados em locais públicos para que sejam notados, podem ser demarcados em locais deliberadamente permitidos ou não. Entretanto, o erro maior se encontra na afirmação de degradação do patrimônio, uma vez que ao impor uma expressão do povo, ou por meio de artes específicas, o mesmo não se ocorre integralmente.

Afirmação III - Correta. De fato, conforme afirmado no texto, há a necessidade do pichador em ser visto e notado por seu meio social, de modo a expor e tornar público toda repressão e opressão que lhe incomoda e desorienta, mediante às situações que presencia em seu cotidiano.

De tal maneira, torna-se correta a Alternativa D (I e III).

Bons estudos!
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