Considere a figura a seguir:
Fonte: EMBRAPA. Disponível em: . Acesso em: 27 jul. 2018.
A figura acima faz menção ao Vazio Sanitário imposto para a cultura da soja. Neste período, nenhuma planta de soja deve ser conduzida ou deixada em campo. Com isso, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
A doença em questão é a ferrugem da soja, provocada por um fungo de hábito biotrófico, ou seja, que depende das plantas vivas para sua sobrevivência. Caso as plantas não existam, sua chance de sobrevida é diminuída, o que reduz a incidência da doença.
Alternativa 2:
A doença em questão é a ferrugem da soja, provocada por um fungo de hábito necrotrófico, ou seja, que independe das plantas vivas para sua sobrevivência. Caso as plantas não existam, sua chance de sobrevida ainda é grande na palhada, mas a prática de vazio sanitário já reduz, mesmo que minimamente, a presença da doença nas lavouras.
Alternativa 3:
Os estados do norte e nordeste possuem o vazio sanitário mais precoce, ocorrendo próximo ao mês de maio.
Alternativa 4:
Os estados do sul e sudeste apresentam o vazio sanitário mais tardio, tendo em vista que estes praticam o plantio da soja em segunda safra.
Alternativa 5:
Pela figura, o período mínimo de vazio sanitário é de 90 dias.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Olá
A resposta correta e a alternativa que possui a afirmativa de que diz que a doença em questão a ferrugem da soja, provocada por um fungo de hábito biotrófico, ou seja, que depende das plantas vivas para sua sobrevivência. Caso as plantas não existam, sua chance de sobrevida é diminuída, o que reduz a incidência da doença na área o que reflete no controle da mesma e no fim economiza o insumo.
Logo a resposta correta e a alternativa ( 1 ), pois isso sim caracteriza uma paratica que ao ser usada pode diminuir a incidência de não só a ferrugem da soja, mas sim de muitas doenças.
Espero ter ajudado.
Perguntas interessantes
Inglês,
7 meses atrás
Química,
7 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Química,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás