História, perguntado por edioneandrade, 8 meses atrás

Considere a existência de apenas dois países (Portugal e Inglaterra) e dois produtos (vinho e tecido). Portugal produz tanto vinho quanto tecido melhores do que a Inglaterra. Portugal produz vinho melhor do que produz tecido. A Inglaterra, por sua vez, produz tecido melhor do que produz vinho. Considerando esse exemplo, qual das alternativas está correta, de acordo com a teoria de comércio de David Ricardo?

Escolha uma opção:
a. Portugal deve vender vinho para a Inglaterra e comprar tecido da Inglaterra.
b. Para Portugal, não é vantajoso fazer comércio com a Inglaterra.
c. Inglaterra não deve produzir nada e deve importar vinho e tecido de Portugal.
d. Inglaterra tem vantagem absoluta na produção de tecido.
e. Portugal tem vantagem comparava na produção de tecido.

Soluções para a tarefa

Respondido por luizfjudo
7

Resposta: b. Para Portugal, não é vantajoso fazer comércio com a Inglaterra.

Explicação: Como dito aqui no texto. "Portugal produz tanto vinho quanto tecido melhores do que a Inglaterra."

Sendo assim nesse contexto não faz sentido algum o comércio com a Inglaterra e desestimular a produção nacional tirando empregos de seu próprio povo.


luizfjudo: Marca o S2 e a coroinha ai por favor.
Respondido por josetorres17
9

Resposta:

a. Portugal deve vender vinho para a Inglaterra e comprar tecido da Inglaterra.

(no meu resultado a certa saiu essa)

Explicação:  Considerando o exemplo do enunciado e a teoria de comércio (ou teoria da vantagem comparativa) de David Ricardo, Portugal tem vantagem absoluta tanto na produção de vinho quanto na produção de tecido (ou seja, a Inglaterra não tem nenhuma vantagem absoluta). Ainda assim, de acordo com o autor, Portugal poderia se beneficiar do comércio internacional. Se cada país produzisse/se especializasse em produtos nos quais tem vantagem comparativa, o comércio seria bom para todos. No exemplo, Portugal tem vantagem comparativa na produção de vinho (ele produz melhor vinho do que ele mesmo produz tecido), enquanto a Inglaterra tem vantagem comparativa na produção de tecido (ela produz melhor tecido do que ela mesma produz vinho). Dessa forma, Portugal deve produzir vinho e a Inglaterra tecido. Portugal deve vender vinho para a Inglaterra e comprar tecido deste país.

Perguntas interessantes