Filosofia, perguntado por maxsoelmartins95, 10 meses atrás

Considere a citação abaixo: “Sócrates: Tomemos como princípio que todos os poetas, a começar por Homero, são simples imitadores das aparências da virtude e dos outros assuntos de que tratam, mas que não atingem a verdade. São semelhantes nisso ao pintor de que falávamos há instantes, que desenhará uma aparência de sapateiro, sem nada entender de sapataria, para pessoas que, não percebendo mais do que ele, julgam as coisas segundo a aparência?” Glauco – “Sim”. Fonte: PLATÃO. A República. Tradução de Enrico Corvisieri. São Paulo: Nova Cultural, 1997. p.328. Com base no texto acima e nos conhecimentos sobre a mímesis em Platão, assinale a alternativa correta. *

1 ponto

(A) Platão critica a pintura e a poesia porque ambas são apenas imitações diretas da realidade.

(B) Para Platão, os poetas e pintores têm um conhecimento válido dos objetos que representam.

(C) Tanto os poetas quanto os pintores estão, segundo a teoria de Platão, afastados dois graus da verdade.

(D) Platão critica os poetas e pintores porque estes, à medida que conhecem apenas as aparências, não têm nenhum conhecimento válido do que imitam ou representam.

(E) A poesia e a pintura são criticadas por Platão porque são cópias imperfeitas do mundo das ideias.

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusballessilva
64

                                                                          ✅

Resposta:

d) Platão critica os poetas e pintores porque estes, à medida que conhecem apenas as aparências, não têm nenhum conhecimento válido do que imitam ou representam.  

Explicação:

Confirmado Pelos Professores do curso Stoodi:

obs: As alternativas podem mudar de posição, no meu caso era a letra d), como da para ver na imagem:

Espero ter ajudado!!

Anexos:
Respondido por larissamagrani
13

Para Platão, a educação homérica é limitada e são apenas aparência do real (D).

Platão reflete acerca da educação (Paideia) e analisa o processo de ensino helênico, tendo em vista o progresso dos ensinamentos sofistas em favor da retórica e da oratória nas assembleias políticas.

Para Platão, a mímeses (imitação) não é uma técnica educativa apropriada às crianças, pois há, nas tragédias gregas, nos mitos e nas literaturas de Homero, personagens de caráter duvidoso e que não apresentam uma imagem benéfica e exemplificativa aos educandos gregos.

Assim, Platão concebe que a educação ideal, na República, é aquela cujos ensinamentos são produzidos pela razão e pelo ordenamento da alma humana. Assim, cada cidadão deveria ser educado de acordo com a alma que lhe é cabível, seja concupiscível, irasível ou racional.

Paideia em Platão:  brainly.com.br/tarefa/11125706

Anexos:
Perguntas interessantes