Considere a circunferência circunscrita a um triângulo ABC. Seja AE um diâmetro desta circunferência e AD altura do triângulo. Sendo AB = 6 cm, AC = 10 cm e AE = 30 cm, calcule a altura AD.
Soluções para a tarefa
AD que é a altura do triângulo é de 2 cm.
Esta questão está relacionada com semelhança de triângulos. Para os triângulos, eles são semelhantes sempre que os três ângulos correspondentes de cada triângulo forem iguais e os três lados correspondentes apresentem uma proporção de medidas.
Neste caso, a figura que ilustraria a questão está em anexo e nela podemos perceber, que se fizermos uma linha tracejada em BE, teremos um triângulo retângulo formado por ABE. Além disso, os triângulos ACD e AEB são triângulos inscritos na circunferência, o que nos permite dizer que o ângulo em C e o ângulo em E são iguais.
Desse modo, podemos afirmar que os triângulos ACD e AEB são triângulos semelhantes, uma vez que os ângulos em A são os mesmos, em C e E são iguais, e em D e B é um ângulo reto. Assim:
A altura do triângulo em AD é de 2 cm.
Vamos aos dados/resoluções:
PS: Essa é uma questão sobre semelhança de triângulos, tendo em mente isso, eles são semelhantes sempre que os três ângulos correspondentes vierem a ser iguais e os três lados apresentem uma proporção de medidas, logo:
Traçando BE, criaremos o triângulo retângulo ABE, logo, ACB = AEB, pois são ângulos inscritos na circunferência e que subtendem o mesmo arco, logo a semelhança entre os triângulos nos possibilita fazer a proporção entre os lados homólogos:
AC / AD = AE / AB ;
6 / AD = 30 / 10 ;
AD = 2.
espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)