Considere a afirmação"O trabalho de assistentes sociais tem relação direta com as demandas da população negra que reside nos morros, nas favelas, no sertão, no campo e na cidade. Assistentes sociais estão nos serviços públicos como os de saúde, educação, habitação e assistência social, que devem ser garantidos para toda a população. O combate ao preconceito é inclusive um compromisso do Código de Ética dos/as Assistentes Sociais. Por isso, a campanha de Gestão (2017-2020) do Conselho Federal de Serviço Social e dos Conselhos Regionais de Serviço Social (Conjunto CFESS-CRESS), Assistentes Sociais no Combate ao Racismo, aprovada no fórum máximo deliberativo da categoria em 2017, tem o intuito de debater o racismo no exercício profissional de assistentes sociais. Ao dar centralidade a este debate, queremos incentivar a promoção de ações de combate ao racismo no cotidiano profissional de assistentes sociais, ampliando a percepção sobre as diversas expressões do racismo" (CEFSS-CRESS: Assistentes Sociais no Combate ao Racismo. Campanha de Gestão 2017-2020. A proposta oficial do CEFSS-CRESS é promover ações institucionais e individuais que sejam capazes de fomentar reflexões, debates e intervenções contra a estrutura do racismo brasileiro. Sobre este assunto, destacar-se-á o papel do assistente social como um intelectual que instrumentaliza a sua prática em direção ao desenvolvimento de um projeto societário justo, pautado na igualdade de oportunidades.
Agora, tomando como referência as contribuições de Florestan Fernandes e Antonio Gramsci para pensar sobre o papel do intelectual, julgue as afirmativas em Verdadeiro (V) e Falso (F).
( ) Para Florestan Fernandes, papel do intelectual é pensar criticamente sobre as condições de produção e as suas implicações, pois, o processo do conhecimento deve ser entendido como teoria e prática.
( ) O intelectual, em Gramsci, é todo indivíduo que cumpre uma função diretiva e organizativa, isto é, educativa, seja no campo da produção, seja no campo da cultura, seja no campo administrativo-político.
( ) Para Florestan, o intelectual brasileiro deve estar à serviço do povo brasileiro na produção de uma consciência de si próprio, o de intervir sobre as condições políticas no sentido de possibilitar a construção de uma nova sociedade.
( ) No processo de conscientização, Gramsci apresenta o intelectual orgânico como agente, que seria capaz de explicar as contradições presentes na hegemonia capitalista.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
a)
V – V – F – V.
b)
F – F – F – V.
c)
V – V – V – F.
d)
V – V – V – V.
e)
F – V – F – V.
Soluções para a tarefa
Respondido por
14
Resposta:
Letra "D" é a alternativa correta.
Explicação:
Todas as alternativas estão corretas.
Respondido por
4
Resposta:
LETRA D
Explicação:
todas alternativas estão corretas
Perguntas interessantes