Considere a afirmação abaixo, extraída do texto de Marcos Neira, recomendado para a leitura:
“Como campo de luta pela significação e afirmação de identidades, não raro, os currículos são transformados em espaços genderizados, classizados e racializados. Quando colocam em circulação representações de mundo que afirmam uma sexualidade “natural”, uma classe abastada “merecedora de sua condição” e uma etnia “padrão”, não apenas validam seus pressupostos, como instituem identidades e diferenças. Os discursos presentes nesses currículos afirmam a feminilidade desejada, a masculinidade adequada, a classe social digna e a etnia verdadeira, renegando qualquer outra possibilidade” (p. 127-128).
Na tentativa de romper com a produção e reprodução das diferenças, o que acaba por estigmatizar formas de vida que não se alinham ao referencial dominante, o autor apresenta uma proposta. Sintetize-a a seguir.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Olá!
Bem, sintetizando o texto do autor, notamos que as questões acerca da identidade e do gênero, partem de uma concepção social, onde a sociedade dita um padrão tradicional e os indivíduos inseridos nela devem cumprir.
Deste modo, nessa fase de desconstrução de ideias passadas, a temática sobre gênero e sexualidade vem sendo debatida, pois é importante que nós enquanto indivíduos saibamos respeitar o próximo independente de sua concepção sexual.
Valeu!
Perguntas interessantes