Ed. Física, perguntado por moumariaca, 2 meses atrás

Considerando um indivíduo de 52 anos do sexo masculino, não fumante, com peso normal para sua estatura, sem nenhuma patologia relatada e sedentário, que pretende iniciar um programa de exercícios físicos com o objetivo de melhorar seu condicionamento físico, responda:
1) Há necessidade, ou não, de intervenção de exercício físico planejado para se atingir o objetivo do aluno?

2) Se a prática de exercícios for constate para o indivíduo, essas alterações (adaptações ) tendem a permanecer enquanto essa rotina for mantida? Por que?

3) Essas adaptações fisiológicas neste indivíduo podem ser agudas ou crônicas? Por que?

4) Enquanto as adaptações positivas provocam uma melhora do condicionamento físico e da saúde, a prática de exercícios intensos em condições adversas pode causar reações a saúde? Cite 5

Soluções para a tarefa

Respondido por geldavidryan13
2

Resposta:Resolução / Resposta

A prática exercício físico e sua supervisão é necessária tanto para indivíduos que possuam doenças crônicas como para indivíduos saudáveis. Então nesse caso sim, a prática é sugestiva, pois tem se um objetivo a ser alcançado. Toda prática motora organizada, controlada e avaliada é considerada exercício físico. Toda prática motora livre e executada acima da basal (repouso) sem supervisão e sem organização é caracterizada como atividade física.

B Sim, enquanto os estímulos forem ofertados, os processos adaptativos serão constantes, entretanto, o corpo tende a se acostumar e entrar em um estado estável, mesmo com a prática de exercícios. Por isso, é importante avaliar, organizar e reavaliar o treinamento de acordo com os objetivos esperados.

C As adaptações esperadas são tanto agudas como crônicas. Agudas se referem, por exemplo, ao aumento do débito cardíaco, aumento da ventilação pulmonar, dentre outras. Que são caracterizadas como mudanças durante a prática e logo após a prática de exercícios. Já as adaptações crônicas referem-se a adaptações a longo prazo, bem como adaptações estruturais, por exemplo, a hipertrofia.

D Sim, cada caso é um caso. O exercício funciona igual um medicamento. O corpo possui, dentro de sua complexidade, vários sistemas interligados, sendo um deles o sistema imunológico. O exercício bem dosado e prescrito oferece benefícios positivos a médio e longo prazo, entretanto, um indivíduo já vulnerável ao fazer exercícios físicos de forma intensa pode ter reações adversas, bem como uma fase de imunossupressão (baixa de sistema imune).

Ficar doente;

Se lesionar;

Diminuição de performance/Rendimento;

Estresse aumentado;

Imunossupressão de sistema imun

Perguntas interessantes