Saúde, perguntado por binanicktj, 3 meses atrás

Considerando um indivíduo com 61 anos do
sexo masculino, sedentário, com sobrepeso ecom hipertensão controlada, que pretende

iniciar um programa de exercício físico,

justifique, utilizando os conhecimentos

adquiridos nos blocos 1 a 4, a interferência

do processo de envelhecimento nas

condições morfofisiológicas e características

físico-motoras do idoso.

1-Quais alterações morfofisiológicas e físico-

motoras que deste idoso poderá apresentar?

Descreva cada uma das alterações.

2-As alterações podem interferir no

planejamento e na execução desse programa,

justificando a necessidade, ou a falta, de uma

intervenção diferenciada para esse indivíduo?

3-Qual a estratégia de intervenção (exercício)

para cada alteração morfofisiológica e físico-

motora?


galmeida2702: Boa noite, se vc conseguiu responder vc pode me ajudar por favor ?
pattmoraesovoesy: Acabei de responder

Soluções para a tarefa

Respondido por pattmoraesovoesy
1

Resposta:

Quais alterações morfofisiológicas e físico-motoras que deste idoso poderá apresentar? Descreva cada uma das alterações.

Alterações no sistema osteomuscular: após o encerramento do crescimento, o ser u=humano passa por um período de estabilidade morfofisiológica que somente é alterada devido as razões patológicas ou através de um processo de treinamento físico. Com o passar dos anos é normal começar a sofrer a ação do processo de envelhecimento que afeta nossas estruturas orgânicas representado por perdas de massa muscular, aumento da porcentagem de cordura corporal, massa óssea e a diminuição na estatura e peso.

O sistema cardiorrespiratório também é afetado conforme o passar dos anos, ele é responsável pela distribuição do oxigênio que proporciona a produção energética para a maioria das nossas ações biológicas.

Com o envelhecimento o sistema nervoso também é afetado causando assim as perdas dos neurônios, dendritos e consequentemente das sinapses chegando a afetar toda a rede neural aos quais todos os processos humanos são dependentes.

Quando falamos nas alterações físico – motoras, temos a capacidade aeróbica e flexibilidade que é expressada pelas condições que o indivíduo tem em produzir energia por meio da respiração celular.

Capacidade anaeróbia: força e velocidade que é descrita como a condição do indivíduo de produzir energia de modo não oxidativo. Trata-se de uma condição muito importante, pois as capacidades de força e velocidade podem determinar o nível de independência do idoso.

Capacidades coordenativas: equilíbrio, coordenação e tempo de reação que são as alterações no sistema nervoso provocadas pelo envelhecimento afetam, de modo geral, as ações motoras, principalmente as associadas as capacidades coordenativas.

As alterações podem interferir no planejamento e na execução desse programa, justificando a necessidade, ou a falta, de uma intervenção diferenciada para esse indivíduo?

As alterações podem sim interferir no planejamento e até mesmo na execução deste programa. Cada indivíduo deve ser avaliado de maneira individual avaliando quais são as limitações de cada paciente e qual o grau das alterações tanto morfofisiológicas quanto nas alterações físico-motoras.

Qual a estratégia de intervenção (exercício) para cada alteração morfofisiológica e físico-motora?

Idosos fisicamente dependentes precisam melhorar a força muscular dos membros inferiores e superiores; tronco; quadril e mãos. Necessitam, também, melhorar a flexibilidade dos ombros; quadril; joelhos; punhos; e tornozelos. Por fim, precisam desenvolver a destreza manual.

Idosos fisicamente frágeis precisam de força muscular e flexibilidade para melhorar o padrão da marcha, estabilização de ombros e postura. Desta forma terão um melhor equilíbrio;  

Idosos fisicamente independentes devem melhorar suas funções físicas para que não adoeçam e se tornem dependentes. Para isso, é necessário manter e aumentar a força e resistência muscular; flexibilidade; capacidade cardiovascular; equilíbrio; tempo de reação; agilidade; e coordenação;

Idosos fisicamente ativos/aptos devem manter o bom nível de aptidão física. Para isso, precisam treinar força e resistência muscular; flexibilidade; capacidade cardiovascular; equilíbrio; tempo de reação; agilidade; e coordenação;  

Idosos atletas precisam de treinamento para manter a prática da modalidade esportiva que realizam em condições competitivas ou recreativas.

As principais atividades indicadas para o treinamento das capacidades motoras nos idosos são o treinamento resistido; a ginástica localizada; o circuito funcional; o Método Pilates e o Mat Pilates (ou Pilates de solo); a natação; a hidroginástica; a caminhada e a corrida; o alongamento; e a dança. Devemos considerar também que a saúde do indivíduo é composta por aspectos físicos, cognitivos e sociais e que a prática de atividade física coletiva auxilia no desenvolvimento de todos esses componentes.

Explicação:

Perguntas interessantes