Pedagogia, perguntado por caty70, 1 ano atrás

Considerando todas essas mudanças entre outras, alguns termos como: divisão digital, cibercultura, letramento digital, convergência tecnológica ou das mídias, estão surgindo.​


apaulatrioni: o que cada um significa

Soluções para a tarefa

Respondido por pedro24111997
4

   Esses termos apontam para algumas práticas da sociedade pós-moderna, onde culturas digitais estão surgindo, esses fortes onde seus membros possuem voz e a comunicação é de fácil acesso entre todos, além de várias outras tendências que estão moldando como as futuras gerações vão interagir de maneira nova, perdendo um pouco o contato físico.

   Para aspectos pedagógicos é nítido a necessidade de adequação a essas novas demandas dos pós-modernos, onde esses muitas das vezes interagem mais com a tecnologia do que com suas famílias, o que é algo no mínimo preocupante.

Respondido por meryfontes
3

Resposta:

Divisão digital: digital divide - que se refere à defasagem de acesso à tecnologia de informação e comunicação - TIC, aí incluído a Internet, dos indivíduos, domicílios, negócios e áreas geográficas.

Cibercultura: é a cultura que surgiu, surge, ou está surgindo, a partir do uso da rede de computadores, e de outros suportes tecnológicos (como, por exemplo, o smartphone e o tablet) através da comunicação virtual, a indústria do entretenimento e o comércio eletrônico, no qual se configura o presente, já que a cultura contemporânea é marcada pelas tecnologias digitais, resultado da evolução da cultura moderna.

Letramento digital: o termo letramento digital é um dos vários tipos de letramento que uma pessoa pode apresentar. Ele é aplicado ao domínio das tecnologias digitais, mais precisamente a apropriação que um sujeito faz das ferramentas de comunicação disponibilizadas graças aos recursos tecnológicos.

Convergência tecnológica ou das mídias: é um termo que, de uma maneira geral, é utilizado para designar a tendência de utilização de uma única infraestrutura de tecnologia para prover serviços que, anteriormente, requeriam equipamentos, canais de comunicação, protocolos e padrões independentes. Faz-se para permitir que o utilizador aceda às informações de qualquer lugar e através de qualquer meio de comunicação por uma interface única e as suas evidências revelam-se em muitos sectores - na economia, na comunicação e na produção, entre outros.

Perguntas interessantes