Considerando-se as correlações positivas entre a adubação nitrogenada e a produção de alimentos, bem como a proporcionalidade ascedente entre o uso desse energético e a emissão de óxido nitroso, a aplicação de fertilizantes nitrogenados pode ser vista como um dilema entre o aumento da produção agrícola e o aumento da poluição atmosférica? Por quê?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Porque reações envolvendo nitrogênio liberam óxido nitroso (N₂O), gás de efeito estufa que, além de permanecer por mais tempo na atmosfera, tem um poder de aquecimento global 310 vezes maior que o do CO₂.
Do volume total de gases de efeito estufa transmitidos à atmosfera pelo solo, 18,4% decorrem da aplicação de fertilizantes nitrogenados.
Cerca de 60% do nitrogênio presente nos fertilizantes não chega a ser incorporado pelas plantas, ficando livre para escorrer nas zonas de raízes e então poluir rios, lagos, aquíferos e áreas costeiras por meio da eutrofização.
O desafio consiste em fornecer nitrogênio de uma maneira que aumente e sustente a produção de alimentos sem danos para o meio ambiente. Isso é especialmente importante porque o uso inadequado de fertilizantes nitrogenados contribui para a intensificação das mudanças climáticas e traz prejuízos diretos às plantas.