Considerando que um dos índices mais utilizados e importantes no cenário econômico brasileiro é o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA); e que aferido e acompanhado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o IPCA mede a variação de preços do mercado ao consumidor final, representando, atualmente, o índice oficial da inflação no Brasil. Quando positivo, considera-se com inflação; quando negativo, é classificado como deflação:
Fonte: elaborada pela professora conteudista.
Com base nesta tabela, que trata do IPCA referente ao ano de 2018, leia atentamente as seguintes afirmativas:
I. Ocorreram dois momentos de deflação no período.
II. O maior índice foi observado em dezembro.
III. O maior índice foi observado em junho.
IV. O menor índice apresentado foi em abril.
É VERDADEIRO o que se afirma em
Assinale uma das alternativas abaixo:
A)
III e IV, apenas.
B)
II e IV, apenas.
C)
I e III, apenas.
D)
I e IV, apenas.
E)
I e II, apenas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A resposta certa é I e III, apenas.
Explicação passo-a-passo: Vc observa a parte de valores, ali vc vai observar se as informações batem ou não.
A tabela mostra que o IPCA estava em deflação em dois momentos, agosto e novembro, além disso a maior inflação foi de 1,26% em junho, portanto, as afirmativas I e III estão corretas - alternativa C.
IPCA
O IPCA é uma sigla que significa Índice de Preços ao Consumidor Amplo, e está em incluso em vários momentos, tais como: mercado, farmácia, lojas de roupas, entre outros.
Criado em 1979, serve para mensurar os níveis de preços disponíveis na economia, isto é, é um índice que relaciona o que as pessoas estão consumindo e o quanto estão pagando por elas, em outras palavras, é um índice que mede a inflação, onde quanto maior o índice do IPCA maior a inflação. Já quando o índice fica negativo pode-se dizer que há uma deflação.
Resumindo, quando o IPCA está acima de 0 há uma inflação, um aumento de preços dos bens consumidos, já quando o IPCA está negativo há uma queda nos valores dos mesmos.
Resolução do Exercício
Valores de IPCA do ano de 2018 dados pelo enunciado:
- Janeiro: 0,29%;
- Fevereiro: 0,32%;
- Março: 0,09%;
- Abril: 0,22%;
- Maio: 0,40%;
- Junho: 1,26%;
- Julho: 0,33%
- Agosto: - 0,09%;
- Setembro: 0,48%;
- Outubro: 0,45%;
- Novembro: - 0,21%;
- Dezembro: 0,15%.
Para responder o exercício deve-se colocar os dados em ordem crescente, isto é, do menor índice de IPCA ao maior, começando com as deflações até chegar na maior inflação.
Assim sendo:
-0,21 (Nov) < - 0,09 (Ago) < 0,09 (Mar) < 0,15 (Dez) < 0,22 (Abr) < 0,29 (Jan) < 0,32 (Fev) < 0,33 (Jul) < 0,40 (Mai) < 0,45 (Out) < 0,48 (Set) < 1,26 (Jun)
Análise das afirmativas
- I. Ocorreram dois momentos de deflação no período.
A deflação ocorre quando o índice está negativo, pode-se visualizar que a deflação ocorreu nos meses de novembro e agosto, valendo respectivamente -0,21% e -0,09%, portanto, afirmativa correta.
- II. O maior índice foi observado em dezembro.
O mês de dezembro possuí um IPCA de 0,15% e está entre os cinco menores índices, o maior índice, ou seja, a maior inflação é de 1,26% e corresponde ao mês de Junho, portanto, afirmativa incorreta.
- III. O maior índice foi observado em junho.
O maior índice, ou seja, a maior inflação é de 1,26% e corresponde ao mês de Junho, portanto, afirmativa correta.
- IV. O menor índice apresentado foi em abril.
Abril possuí uma inflação de 0,22%, sendo o quinto menor índice, porém o menor, aquele que apresenta a maior deflação é o mês de novembro, com um IPCA de -0,22%, portanto, afirmação incorreta.
Para melhor fixação do conteúdo você pode ver outra pergunta sobre IPCA no link: https://brainly.com.br/tarefa/31845109
Bons estudos!
#SPJ2