Considerando que o documento escrito é a base para a pesquisa e veracidade da História, então, uma civilização que não tenha nenhum documento escrito, é considerada uma civilização inexistente para profissional da História? Já que o documento é tão importante para a produção da história vem outra pergunta: o que é documento histórico? Para responder a ultima pergunta devemos considerar qual memória deve ser preservada pela História. Como determinado grupo e determinada época consideram que aquela folha escrita estivesse na categoria e importância de um verdadeiro "documento histórico" e por isso o guardou para nós do presente? A carta escrita por Pero Vaz de Caminha ao rei de Portugal só tomou importância em meados do século XIX (mais de quatrocentos anos depois), pois dependeu do crescimento do orgulho português pelo passado épico das navegações. O documento não é um documento em si, independente do mundo a sua volta, há um diálogo entre o interesse do presente e o documento; todo documento histórico é uma construção permanente. Mas não bastassem essas variações há outras: variam também os agentes que lêem o documento, o que gera leituras opostas. A intenção particular da primeira variação junta-se com a intenção particular da segunda variação, pois o documento possibilita importâncias e leituras variadas.
Analise as sentenças e assinale V para verdadeiro e F para falso.
( ) O historiador pode se deparar com diferentes tipos de fontes, mas as realmente confiáveis são as escritas.
( ) O historiador não precisa se preocupar com o contextos das fontes, pois elas são um dado da realidade e, como tal, falam por si mesmas.
( ) O historiador, em seu trabalho, deve levar em conta quem produziu as fontes e os critérios utilizados.
( ) O historiador deve manusear as fontes com cuidado, pois também é responsável por sua preservação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas:
a)
V - V - F - F
b)
V - F - V - F
c)
V - F - F - V
d)
F - V - V - V
e)
F - F - V - V
2)
O processo de constituição da História como campo científico envolveu uma série de discussões que passaram desde a delimitação de seu objeto de estudo e a definição dos critérios metodológicos até sua consolidação como disciplina escolar.
Considerando a História como disciplina escolar, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
O ensino de História deve ser pautado na apresentação dos fatos históricos de maneira acrítica.
b)
É importante apresentar aos alunos uma História em que eles mesmos possam buscar interpretações e apropriações do passado.
c)
O uso de documentos primários como suportes didáticos complementares ao material didático não é recomendado em sala de aula.
d)
O conceito de "História Problema" deve ser incorporado como um dado natural.
e)
Os estudos de História em sala de aula devem se referir exclusivamente ao passado, desconsiderando os anseios da sociedade contemporânea.
3)
A versão francesa do Historicismo bebeu na fonte do Historicismo Alemão e teve como principais representantes Charles-Vitor Langlois (1863-1929), Charles Seignobos (1854-1942) e Ernest Lavisse (1842-1922).
Sobre o Historicismo Francês, assinale V para verdadeiro e F para Falso:
( ) A Revista Histórica fundada por essa vertente do Historicismo se opunha à aristocracia, à monarquia e à Igreja Católica.
( ) A obra Introdução aos Estudos Históricos (1898) de Langlois e Seignobos defende a tese de que a história não passa de aplicação de documentos.
( ) A produção dessa vertente trouxe várias contribuições para a História, exceto como disciplina escolar.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas:
a)
V - V - V
b)
V - V - F
c)
F - V - F
d)
V - F - F
e)
F - F - F
4)
A Escola dos Annales, foi um movimento que se originou a partir de uma revista acadêmica francesa, Annales: economia, sociedade e civilizações e alterou profundamente o panorama teórico e a forma de narrar a história.
Sobre a Escola de Annales, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
Supervalorizava os documentos oficiais, afirmando que eles falavam por si, contendo tamanha clareza em sua narrativa do passado que bastaria ao historiador localizar, transcrever e tecer comentários.
b)
Uma vertente que levava em consideração a preocupação em demonstrar que o capitalismo seria um acontecimento transitório diante do aparecimento de uma classe revolucionária e, consequentemente, o surgimento de uma sociedade comunista.
c)
A Escola dos Annales defendia a ideia de objetividade no conhecimento histórico, embora a narrativa metódica seja carregada de frases de efeito e enredos que procuravam fomentar o nacionalismo.
d)
Pretendia adotar uma abordagem metodológica inspirada no positivismo de Comte, desvendando as Leis universais dos processos históricos.
e)
A História Quantitativa nasce em momento específico no interior da Escola dos Annales, sendo motivada pelo contexto em que seus principais expoentes
Soluções para a tarefa
1) e) F - F - V - V
2) b) É importante apresentar aos alunos uma História em que eles mesmos possam buscar interpretações e apropriações do passado.
3) b) V - V - F
4) e) A História Quantitativa nasce em momento específico no interior da Escola dos Annales, sendo motivada pelo contexto em que seus principais expoentes estiveram envolvidos.
1) A alternativa correta é a letra e) F - F - V - V
O historiador pode se deparar com diferentes tipos de fontes, mas as realmente confiáveis são as escritas. Falso, as fontes ligadas a natureza, visual, oral e sonora também devem ser incorporadas como fontes de compreensão do passado.
O historiador não precisa se preocupar com o contextos das fontes, pois elas são um dado da realidade e, como tal, falam por si mesmas. Falso, o contexto das fontes são importantes justamente para entendimento das aspirações e visões dia autores.
O historiador, em seu trabalho, deve levar em conta quem produziu as fontes e os critérios utilizados. Verdadeiro
O historiador deve manusear as fontes com cuidado, pois também é responsável por sua preservação. Verdadeiro.
2) A alternativa correta é a letra b) É importante apresentar aos alunos uma História em que eles mesmos possam buscar interpretações e apropriações do passado.
Dessa forma os alunos de sentem curiosos a buscar as interpretações do passado, aguçando sua criatividade, reflexão e capacidade de análise.
3) A alternativa correta é a letra b)V - V - F.
A Revista Histórica fundada por essa vertente do Historicismo se opunha à aristocracia, à monarquia e à Igreja Católica. Verdadeiro
A obra Introdução aos Estudos Históricos (1898) de Langlois e Seignobos defende a tese de que a história não passa de aplicação de documentos. Verdadeiro
A produção dessa vertente trouxe várias contribuições para a História, exceto como disciplina escolar. Falso.
4) A alternativa correta é a letra e) A História Quantitativa nasce em momento específico no interior da Escola dos Annales, sendo motivada pelo contexto em que seus principais expoentes
Bons estudos!