Considerando que numa monarquia constitucional o monarca não existe senão em virtude da Constituição ou do pacto social; que Napoleão Bonaparte, durante algum tempo, com um governo firme e prudente, deu à nação motivos de esperança para o futuro, com atos de sabedoria e de justiça; mas, que, em seguida, rompeu o pacto que o unia ao povo francês, cometeu atentado aos direitos do povo no momento em que suspendia, sem necessidade, o Corpo legislativo, e [...] levou a cabo uma série de guerras que não tinham outra motivação senão o interesse de uma ambição desmedida; o Senado declara e decreta o seguinte: Artigo 1º. Napoleão Bonaparte é deposto do trono e o direito de hereditariedade é abolido para sua família A deposição de Napoleão Bonaparte do cargo de imperador pelo Senado francês, em abril de 1814, expõe um conflito de interesses políticos provocado pela A. adoção de práticas despóticas e autoritárias pelo imperador. B. censura de Napoleão ao ideário liberal defendido pela burguesia. C. vontade popular de restauração dos princípios do Antigo Regime no país. D. limitação imposta ao Poder Executivo no contexto da monarquia absolutista. E. expansão do radicalismo de inspiração jacobina durante Período Napoleônico
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
A alternativa A retrata os interesses políticos na deposição de Napoleão Bonaparte.
Napoleão Bonaparte foi imperador da França entre 1804 e 1814, em um dos últimos estágios da Revolução Francesa. Foi uma tentativa da elite francesa retomar aos costumes que tinham sido abolidos durante a revolução, entre eles a monarquia absolutista.
Entretanto, esperava-se conseguir algum controle sobre as ações de Napoleão, que se tornou um déspota autoritário com plano de expansão por toda a Europa.
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
História,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Contabilidade,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás