Considerando que há pouco mais de quarenta anos os negros nos estados unidos tiveram que ir á luta para conquistar os direitos civis, por que a eleição de Barack Obama como presidente do país, em 2008 foi um fato surpreendente?
Soluções para a tarefa
Barack Obama foi eleito nesta terça-feira (4) o primeiro presidente negro dos Estados Unidos. O fato está sendo considerado histórico, por conta do passado de racismo do país.
Muito antes de Obama ter sido eleito senador dos EUA, em 2004, e presidente, em 2008, o afro-americano Blanche Kelso Bruce conquistou uma vaga no Senado da nação em 1875, representando o estado do Mississippi.
No entanto, naquela época, a eleição de Obama ao comando do país era provavelmente algo inimaginável. “Suponho que a maioria não pensaria ser possível ter um negro na presidência, considerando que os afro-americanos eram linchados e não tinham acesso à terra ou à educação”, disse ao G1 por telefone Diane Batts Morrow, professora de Estudos Afro-Americanos da Universidade da Geórgia.
Isso porque, até menos de 50 anos atrás, os afro-americanos eram segregados por lei nos Estados Unidos.
A segregação racial nos EUA começou a ser legalizada por iniciativa de alguns estados, pouco após a abolição da escravidão, que ocorreu em 1865, com o fim da Guerra Civil Americana.