ENEM, perguntado por jaquelindemann2654, 4 meses atrás

Considerando que, apesar dos inúmeros conflitos existentes e com perdas territoriais de diversos grupos indígenas no Brasil, há alguns aspectos positivos ocorridos nas últimas décadas, leia atentamente as seguintes afirmações, pontuando V para VERDADEIRO ou F para FALSO: I Um dos quais se refere à legislação da educação brasileira que, a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) n. º 9. 394/96 e das diretrizes curriculares nacionais da educação escolar indígena (1999), instituiu especificidades na educação escolar indígena. II A educação escolar indígena poderá ser em português e também na língua nativa de cada povo, tornando-se uma educação bilíngue; uma educação que fortaleça a memória e a cultura dos povos indígenas. III Um dos aspectos é a definição da delimitação das terras indígenas e a obrigação desses grupos estudarem somente em português. IV A educação indígena poderá ser bilíngue, mas tal tarefa não é simples, pois há situações bastante variadas de crianças indígenas que são monolíngues – falantes de um idioma, apenas –, mas não da língua portuguesa, ocorrendo eventualmente também o contrário. As afirmativas I, II, III e IV são, RESPECTIVAMENTE:

Soluções para a tarefa

Respondido por betoctt
3

Resposta:

I-V, II-V, III-F, IV-V

Explicação:

Apesar dos inúmeros conflitos existentes e com perdas territoriais de diversos grupos indígenas no Brasil, há alguns aspectos positivos ocorridos nas últimas décadas. Um dos quais se refere à legislação da educação brasileira que, a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) n.º 9.394/96 e das diretrizes curriculares nacionais da educação escolar indígena (1999), instituiu especificidades na educação escolar indígena, entre as quais:

- A educação formal poderá ser em português e também na língua nativa de cada povo, tornando-se uma educação bilíngue;

- Uma educação que fortaleça a memória e a cultura dos povos indígenas.

Tal tarefa não é simples, pois há situações bastante variadas de crianças indígenas que são monolíngues – falantes de um idioma, apenas –, mas não da língua portuguesa, ocorrendo eventualmente também o contrário

Perguntas interessantes