Química, perguntado por Lola1012, 1 ano atrás

considerando os processos de formação do solo, o que faz o solo apresentar diferentes colorações?

Soluções para a tarefa

Respondido por stephannygta
0

O solo é um corpo natural, possuindo comprimento, largura e profundidade, e constitui a camada externa da litosfera, em contato com a atmosfera. Como o solo é formado a partir de um material que lhe dá origem, através ação de fatores climáticos e biológicos, o solo pode ser estudado como um corpo formado por fatores de formação e por processos de formação, os quais vão definir o solo resultante como um indivíduo com características e propriedades que o diferenciam dos demais solos, e que definem seu potencial de utilização agrícola.

Assim, o solo pode ser definido como um corpo natural, resultado dos fatores e processos de formação, constituído de camadas paralelas à superfície, capaz de suportar e nutrir plantas.

Esses fatores e processos de formação, conferem ao solo características e propriedades químicas e físicas próprias, de extrema importância no fornecimento de água e minerais para o desenvolvimento das plantas.

1.1. Histórico da Ciência do Solo

O conceito mais popular de solo vem a ser a capa mais superficial do globo terrestre.

Para uns, solo é tido como a superfície inconsolidada que recobre as rochas e mantém a vida animal e vegetal na terra. Dependendo do seu uso, pode ser visto sob diversos aspectos como: Para o geólogo, engenheiro de minas, engenheiro civil, o solo constitui verdadeiro estorvo, visto o seu interesse pelo subsolo onde são encontrados as riquezas minerais. Para a engenharia civil é visto também sob o aspecto de resistência e estabilidade das construções, aspecto que deu origem a mecânica de solos.

Para o Engenheiro Agrônomo o solo como a camada superficial da litosfera constituindo o meio natural para o crescimento das plantas.

O cultivo de plantas começou quando o homem foi se transformando de nômade em

O solo tem sido estudado e interpretado de diferentes maneiras a medida que os conhecimentos do homem evoluem. sedentário tendo isso ocorrido nos primórdios da humanidade. Foram descobertos escritos de 2500 A.C. onde se menciona a fertilidade da terra.

Formação do Solo


A matéria mineral do solo é representada pelos minerais constituintes do material de origem do solo, e pelos minerais formados como resultado do seu intemperismo.

Tais minerais possuem dimensões variadas, sendo classificados em função desse tamanho. Os minerais que constituíam o material de origem e que passam para o solo sem sofrer alterações são denominados minerais primários, enquanto que os minerais neoformados, produtos do intemperismo, são denominados minerais secundários. Dentre os

Formação do Solo minerais secundários destacam-se os minerais de argila, os quais, por apresentarem cargas elétricas na superfície, assumem uma importância muito grande no que se refere ao armazenamento de cátions e ânions nutrientes das plantas. Estes minerais não estão dispostos no solo uns sobre os outros, mas encontram-se agregados por agentes cimentantes, gerando, desta forma, um volume bastante grande de poros.

2.1.2. Matéria Orgânica

A matéria orgânica é representada pelos restos animais ( excrementos e carcaças ) e restos vegetais ( folhas, galhos, raízes mortas e restos de cultura ) em todos seus estágios de decomposição, sendo que os restos vegetais tem um significado muito maior como fonte de matéria orgânica para o solo. A matéria orgânica encontra-se principalmente na camada superficial do solo, e seu teor pode sofrer um acréscimo em função da adição feita pelo homem. A matéria orgânica decompõe-se até constituir o húmus, que é a matéria orgânica na forma coloidal, com características benéficas e atribui ao solo uma coloração mais escura. No clima tropical, como é o nosso caso, a matéria orgânica decompõe-se rapidamente, porém, de uma maneira geral, seu teor não sofre muita alteração, uma vez que , enquanto ela sofre decomposição, mais matéria orgânica é adicionada ao solo. Em solos agrícolas o teor de matéria orgânica varia de 2 a 3% em peso, porém quando os valores são muito altos ( acima de 30% ),o solo é considerado solo orgânico. A matéria orgânica coloidal (húmus) possui propriedades físicas e químicas próprias, e propiciam ao solo uma melhoria em suas propriedades físicas ( estruturação, porosidade, retenção de água, etc. ) e químicas ( aumenta a retenção de nutrientes, fornece nutrientes ao solo, etc. ).



Perguntas interessantes