Considerando os fragmentos lidos, bem como os conteúdos a que eles remetem, assinale a alternativa CORRETA. Situado no período da vinda da família real para o Brasil, no tempo em que D. João VI refugiou-se no Rio de Janeiro, ou seja, no início do século XIX, o trecho do romance em análise é exemplo da estética romântica, não apenas pela temática – o romance de Leonardo Pataca e Maria da Hortaliça – mas, sobretudo, pela idealização de tais personagens.
Soluções para a tarefa
Sobre o romance Memórias de um sargento de milícias, a alternativa CORRETA é:
b) O trecho em questão faz a apresentação de Leonardo Pataca e Maria da Hortaliça e, pelas suas características, já denuncia o afastamento da obra da idealização comum do Romantismo. Nele, se observam seres caricaturais descritos com humor e ironia, como é o caso também do (anti)herói da história que, desde o nascimento, já se afasta dos traços característicos de um herói.
Explicação:
O romance "Memórias de um sargento de milícias", de Manuel Antônio de Almeida, é uma obra de transição entre o Romantismo e o Realismo.
O romance apresenta características que fogem dos preceitos do Romantismo, como a idealização dos personagens.
O protagonista Leonardo é um anti-herói, pois desde criança apresenta um comportamento inadequado e sempre age por interesse próprio.
As outras opções estão erradas porque:
a) O trecho não é um exemplo da estética romântica, já que o encontro amoroso entre Leonardo Pataca e Maria da Hortaliça se dá entre pisadas e beliscões. Também não há personagens idealizados como padrões de comportamento e beleza.
c) Este não é um exemplo de romance regionalista, mas romance urbano.
d) Na verdade, é um romance muito valioso, justamente por marcar a transição entre duas estéticas literárias.
e) Os poetas do mal do século não se preocupavam com retratos sociais em suas obras.
Castro Alves e Manuel Antônio de Almeida não integraram a 2ª geração romântica.