Considerando os estudos sobre os Gêneros Textuais, leia o texto a seguir: Modos de xinga
r - BILTRE!
- O que?
- Biltre! Sacripanta!
- Traduz isso para o português.
- Traduzo coisa nenhuma. Além do mais, charro! Onagro!
Parei para escutar. As palavras jorravam de um Ford de bigode. Quem as proferia era um senhor idoso, terno escuro, fisionomia respeitável, alterada pela indignação. Quem as recebia era um garotão de camisa esporte, dentes clarinhos emergindo da floresta capilar, no interior de um fusca. Desses casos de toda hora: o fusca bateu no Ford. Discussão. Bate-boca. O velho usava o repertório de xingamento de seu tempo e de sua condição: professor, quem sabe? Leitor de Camilo Castelo Branco. Os velhos xingamentos. Pessoas havia que se recusavam a usar o trivial das ruas e botequins, e iam pedir a Rui Barbosa, aos mestres da língua, expressões que castigassem fortemente o adversário. Esse material seleto vinha esmaltar artigos de polêmica (polemizava-se muito, nos jornais do começo do século), discursos políticos e um pouco os incidentes de calçada.
ANDRADE, C. D. Modos de xingar. In: Poesia e prosa. 5ª ed. Rio de Janeiro: Nova Aguiar, 1979, p.1411/1413.
Após a leitura, assinale a alternativa correta.
O texto apresenta como tema um fato do cotidiano e, por apresentar uma linguagem coloquial, não pode ser considerado uma crônica.
Trata-se de uma crônica, pois há a presença de poucos personagens, uma unidade temática e um único tema. Além disso, é um texto relativamente curto em que existe uma concentração de ações em espaços de atuação bem restritos.
Na crônica não há uso de variações linguísticas.
A crônica pertence ao agrupamento do expor, como é o caso desse texto em que há a exposição dos fatos ocorridos em determinado espaço e com poucos personagens.
A composição não é uma característica expressiva da crônica, pois o título, por exemplo, não é uma parte obrigatória.
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
eu respondi letra (d) porém não tenho total certeza
Edilainerx:
A pegadinha aí colega acho que é o fato da crônica não pertencer ao grupo do expor e sim ao grupo do Narrar.
Respondido por
12
Eu tenho para mim que a resposta correta é a letra B. Nos últimos parágrafos da página 96 tem algo parecido com este resposta, mas, não sei se está correta.
Perguntas interessantes
Filosofia,
9 meses atrás
Biologia,
9 meses atrás
Física,
9 meses atrás
Sociologia,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás