Considerando os dois gráficos acima,
a) defina e explique o significado geral de uma balança comercial “favorável” ou “desfavorável” para um determinado país;
b) compare os papéis político-econômicos da França e da Inglaterra na competição internacional do século XVIII, bem como a importância desses países para as regiões coloniais americanas da época.
Soluções para a tarefa
a) A relação entre as exportações e as importações é denominada “balança comercial”, e pode ser considerada favorável (superavitária) quando os números das exportações superam o das importações. Por outro lado, é considerada desfavorável (deficitária) se o número das importações superar o das exportações.
Hoje, a balança comercial favorável, por si só, não significa uma economia próspera, uma vez que ela representa somente uma parte da balança de pagamentos, que é o conjunto de todas as transações comerciais externas de um país.
b) A Inglaterra, durante o século XVIII, ampliou significativamente as suas exportações, devido a dois principais fatores: a hegemonia marítima conquistada ao final do século XVII, como também, a partir de 1760, com o surgimento da Revolução Industrial, que elevou e barateou a produção inglesa voltada para a exportação.
Em relação à França, as exportações dos manufaturados luxuosos (iniciada no reinado de Luís XIV) e dos produtos agrícolas mal davam conta de cobrir os gastos com as importações, beneficiadas fragilidade dos franceses em produzir bens de consumo.
A derrota da França na Guerra dos Sete Anos (1756-63) acabou por agravar a situação, visto que o país ficou muito enfraquecido no campo político-militar, fazendo com que a balança comercial da França se tornasse ocasionalmente deficitária (desfavorável).
A perda do Canadá para a Inglaterra, bem como da Luisiana para a Espanha, comprometeram a posição da França enquanto potência colonial nas Américas, ficando limitada a algumas ilhas das Antilhas ( Saint Domingue, atual Haiti) e a Guiana Francesa.
A Inglaterra, por sua vez, também prejudicou sua presença colonial em terras norte-americanas, devido à emancipação das Treze Colônias, que deram origem aos Estados Unidos.