Considerando o trabalho como princípio educativo, Ciavatta (2005) nos provoca a pensar sobre as condições em que se dá o trabalho, trazendo duas vertentes contraditórias sobre o que pensamos, sentimos e vivenciamos (mesmo inconscientemente) em relação ao trabalho, e que, essas manifestações implicam no que adquirimos a partir do ideário cultural impostos pela nossa sociedade.
CIAVATTA, M. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In: FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (orgs). Ensino Médio Integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.
No que diz respeito às vertentes contraditórias destacadas pela autora, analise as afirmativas a seguir.
I. Uma das vertentes refere-se ao trabalho como atividade privilegiada de poucos indivíduos, pois a maioria não é capaz de desenvolvê-lo.
II. Uma das vertentes refere-se unicamente ao trabalho como crescimento pessoal, desconsiderando o caráter de privação da vida pessoal, familiar e profissional.
III. Uma das vertentes tem origem no pensamento religioso, segundo o qual o trabalho dignifica, valoriza e enobrece o homem, ao mesmo tempo em que disciplina o corpo e eleva o espírito.
Está correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
As três vertentes estão corretas.
Nesse contexto, o desenvolvimento do trabalho surge como uma interação entre diferentes grupos apresentados. Dos desafios do educador é o de promover uma interação coletiva entre os alunos.
Deste modo, é interessante que a turma seja orienta de modo a ter suas relações não só educacionais mais como pessoais bem desenvolvidas, pois isso auxiliará na hora da atuação, e, o educador poderá utilizar novas ferramentas para um melhor aproveitamento da obra e desses alunos.
luccyyj:
Apenas a III está correta, segundo a pág 86 do livro
I, apenas.
Respondido por
10
Resposta:
coloquei somente a III
Explicação:
página 86.
Perguntas interessantes