Considerando o tom irônico próprio do estilo machadiano e o contexto da obra quanto à desmistificação do ideal romântico, qual sua opinião a respeito do início do capítulo. "Marcela amou-me durante quinze meses e onze contos de réis"?
Soluções para a tarefa
Machado de Assis, em Memórias Póstumas de Brás Cubas quis afirmar que o amor de sua amada, Marcela era comprável. Isto é, afirma, de forma um tanto velada que Marcela era garota de programa com que se relacionara.
Marcela o amava apenas diante da obtenção de dinheiro, afirmando, por intermédio de tom irônico e debochado que o amor que ele tinha era comprado, tinha data para começar bem como momento e dia para encerrar.
Resposta:
a) Machado de Assis, em Memórias Póstumas de Brás Cubas quis afirmar que o amor de sua amada, Marcela era comprável. Isto é, afirma, de forma um tanto velada que Marcela era garota de programa com que se relacionara.
b) Machado de Assis ironiza amplamente a existência do amor e a forma com que este é retratado diante da sociedade.
c) O texto apresenta o diálogo entre Marcela e Brás Cubas. Marcela é apresentada como uma mulher interesseira ao ter aceitado o pedido do homem que a amava.
d) Os indícios sobre o comportamento de Marcela no texto de Machado de Assis aponta que o tipo de interesse que ela possuía era romântico, porém o narrador demonstra insegurança.
e) Trapézio, no texto apresentado, que evidentemente apresenta cargas de sexualidade nos remete à parte do corpo humano, pertencente às costas, e por isso, pode estar relacionado à uma ideia de desejo físico.
f) • A postura de Brás Cubas.
Brás Cubas é um gatuno, um vadio, que vive gastando exageradamente o dinheiro da família e, diferentemente do herói romântico, não é capaz de grandes gestos por causa do amor. Ele não sofre de amor como os heróis românticos.
• A postura de seu próprio pai.
O pai de Brás Cubas incentiva-o a se casar com Virgília apenas por interesse financeiro e para afastá-lo de Marcela, que era uma prostituta.
• O amor - inversão do conceito romântico de amor.
Há uma inversão do amor romântico, pois os personagens "amam" os outros pelo o que eles têm, não pelo o que são. O interesse financeiro está acima dos interesses afetivos.
g) A ideia da utilização de um autor defunto é muito importante para marcar o significado da sua obra realista. Isto porque a obra é dotada de grande ironia, linguagem que realiza deboche diante das relações estabelecidas principalmente entre Marcela e Brás Cubas.
Explicação:
Apostila Língua Portuguesa
Volume 3
Página 106.
Abraços, Bons estudos!♡