Considerando o texto intitulado Papel do software educativo na aprendizagem dos nativos digitais e as suas referências, leia atentamente as seguintes assertivas quanto à veracidade, pontuando V para VERDADEIRO ou F para FALSO:
I - Ao utilizar materiais ricos, tais como certos softwares educacionais, torna-se possível que o professor transforme o seu aluno, assim como se transforme, gerando uma nova forma de ensinar e uma nova forma de provocar o seu aluno a aprender. E dentro deste processo é provável que o professor também tenha as suas estruturas cognitivas transformadas, de modo que o ato educativo inicialmente centrado do professor para o aluno volte para o próprio professor, em uma relação de desenvolvimento para ambos.
II - As características que distinguem um software educativo são o seu desenvolvimento fundamentado em uma teoria de aprendizagem, a capacidade para que o aluno construa o conhecimento sobre determinado assunto, o poder de interação entre aluno e programa mediado pelo professor e a facilidade de atualização dos conteúdos.
III - Para Sancho (1998 apud JUCÁ, 2006) um software educativo é um programa que possui recursos que foram projetados com a intenção e finalidade de serem usados em contextos de ensino-aprendizagem, sendo projetado para tal. Estes programas se aplicam a diferentes finalidades, que vão da aquisição de conceitos, passando pelo desenvolvimento de habilidades, até a resolução de problemas.
IV - Os softwares educativos, como recursos didáticos, não devem ser analisados e selecionados antes de serem incluídos nos planejamentos psicopedagógicos. Para tanto, os profissionais devem ser preparados para o uso destas ferramentas digitais tão disseminadas na área da Educação.
V - De forma similar aos jogos de tabuleiro, que podem desenvolver muitas habilidades cognitivas, emocionais, sociais e éticas, desde que submetidos a uma mediação efetiva, os softwares educativos devem ser usados, mas não qualquer software e nem de qualquer jeito.
As assertivas I, II, III, IV e V são, RESPECTIVAMENTE:
a.
V, V, F, V, V.
b.
V, F, V, F, V.
c.
F, F, F, V, F.
d.
V, V, V, F, V.
e.
F, V, F, V, F.
Soluções para a tarefa
A respeito do papel do software educativo na aprendizagem dos nativos digitais, a alternativa correta é a letra "d" que corresponde a V, V, V, F, V.
Software Educativo
O item IV é o único falso, visto que os softwares educativos, utilizados como recursos didáticos, precisam ser analisados e selecionados antes de incluí-los nos planejamentos.
É preciso realizar um planejamento de acordo com a escolha do software, cada um tem um fim, um propósito diferente para um nível de aprendizado diferente e é preciso analisar e escolher de acordo com a realidade do aluno/turma.
Ainda é preciso analisar o nível que o aluno e/ou turma se encontra, pois hoje os chamados nativos digitais são os que nasceram já na era da tecnologia, inseridos desde cedo nesse contexto.
Para saber mais sobre software educativo acesse o link:
https://brainly.com.br/tarefa/16092523
#SPJ1
Resposta:
V, V, V, F, V.
Explicação:
Fiz e acertei