Ed. Física, perguntado por kookdaio, 1 ano atrás

Considerando o texto e a figura sobre bacteriófagos, ciclos lítico e lisogênico, analise as afirmativas a seguir:
 
I. No ciclo lítico do bacteriófago as bactérias infectadas são lisadas (se rompem e morrem) pela atividade dos vírus. Na multiplicação lítica, distinguem-se e nomaeiam-se as fases como infecção, penetração, produção viral e liberação.
II. No ciclo lítico após a inserção do DNA do vírus na bactéria, proteínas precoces são sintetizadas e começam a síntese de macromoléculas do fago. As moléculas das proteínas estruturais, que vão construir os vírions, começam a aparecer e seu número aumenta progressivamente.
III. No ciclo lítico, após síntese de DNA e das proteínas estruturais (cabeça contendo DNA e capsômero, caudas e fibras das caudas) os fagos se montam e a célula bacteriana se rompe lançando-os no meio externo.
IV. A multiplicação lisogênica não acarreta a ruptura da célula bacteriana, porém o DNA do vírus se liga ao cromossomos bacteriano e multiplica-se juntamente com ele. O vírus que está incorporado ao cromossomo celular é um provírus. 
V. No ciclo lisogênico, as bactérias com o DNA do vírus incorporado ao seu cromossomo se multiplicam e as bactérias filhas, consequentemente, possuem o profago. Por indução, o profago torna-se virulento e causa a lise da bactéria (multiplicação lítica).
 
É correto o que se afirma em:

Alternativas

Alternativa 1:

I e III, apenas.

Alternativa 2:

II e III, apenas.

Alternativa 3:

I, II e IV, apenas.

Alternativa 4:

II, III, IV e V, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III, IV e V.

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusrm19
7

Alternativa 5: I, II, III, IV e V.

Durante o ciclo lítico, existe a predominância da lise bacteriana, de forma que os vírus apenas utilizam a síntese de proteínas para montar as suas próprias partículas virais, evidenciando as fases como infecção, penetração, produção viral e liberação.

Já no ciclo lisogênico, ocorrerá a predominância da incorporação dos vírus no próprio cromossomo (DNA) da bactéria.

Perguntas interessantes