Considerando o soneto de Cláudio Manoel da Costa e os elementos constitutivos do Arcadismo brasileiro, assinale a opção correta acerca da relação entre o poema e o momento histórico de sua produção. a) Os "montes" e "outeiros", mencionados na primeira estrofe, são imagens relacionadas à Metrópole, ou seja, ao lugar onde o poeta se vestiu com traje "rico e fino". b) A oposição entre a Colônia e a Metrópole, como núcleo do poema, revela uma contradição vivenciada pelo poeta, dividido entre a civilidade do mundo urbano da Metrópole e a rusticidade da terra da Colônia. c) O bucolismo presente nas imagens do poema é elemento estético do Arcadismo que evidencia a preocupação do poeta árcade em realizar uma representação literária realista da vida nacional. d) A relação de vantagem da "choupana" sobre a "Cidade", na terceira estrofe, é formulação literária que reproduz a condição histórica paradoxalmente vantajosa da Colônia sobre a Metrópole. e) A realidade de atraso social, político e econômico do Brasil Colônia está representada esteticamente no poema pela referência, na última estrofe, à transformação do pranto em alegria. Resposta marcada.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa B
Explicação:
a) Falso - Os “montes” e “outeiros”, mencionados na primeira estrofe, referem-se ao campo, não à metrópole.
b) Verdadeiro - O poeta está dividido entre a vida na metrópole (no caso, Portugal) e a vida na colônia (no caso, o Brasil). A primeira representa a civilidade do mundo urbano; a segunda, a rusticidade da terra.
c) Falso - O poeta árcade não tinha preocupação em realizar uma representação literária realista da vida nacional.
d) Falso - Historicamente, a Colônia não era mais vantajosa que a Metrópole. A opção pela primeira é subjetiva e está de acordo com os ideais dos poetas árcades.
e) Falso - De novo, o arcadismo não estava preocupado em realizar uma representação literária realista da vida nacional, falando da realidade de atraso social, político e econômico do Brasil Colônia.
Resposta:
b
Explicação: