Considerando o que você estudou sobre o "eu narrado" e o "eu narrante", diga qual deles fala na letra "a". Justifique sua resposta com base no que você aprendeu sobre a obra.
100 pontos
Ceilândia Escola Em Casa DF
21 de abr.
Para compreender melhor, faça a atividade abaixo:
O vídeo do início da aula fala da morte da mãe de Brás Cubas. Leia estes dois pensamentos do personagem sobre o fato:
a) A infeliz padecia de um modo cru, porque o cancro é indiferente às virtudes do sujeito; quando rói, rói; roer é o seu ofício. (pág 34)
b) Quê? uma criatura tão dócil, tão meiga, tão santa, que nunca jamais fizera verter uma lágrima de desgosto, mãe carinhosa, esposa imaculada, era força que morresse assim, trateada, mordida pelo dente tenaz de uma doença sem misericórdia? Confesso que tudo aquilo me pareceu obscuro, incongruente, insano... (pág 35)
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
Os trechos acima fazem referência à Mãe de Brás Cubas, na obra Memória Póstumas de Brás Cubas.
A mãe do personagem é apresentada como mulher altamente dócil, dotada de boa índole e de características positivas. Entretanto, a mesma morre no decorrer da narrativa, logo após o retorno de Brás Cubas ao Brasil, tendo a oportunidade de ver ainda sua mãe viva.
Após o incidente, Brás Cubas chega a se apaixonar por Eugênia, filha que era conhecida de sua família, porque cuidava durante a vida, da mãe de Brás.
lucass1224555:
estou com duvida , pois na questao (a) ele fala como se ele estivesse sentindo a dor , ou seja ele e o eu narrante pois e uma memoria dele .mas tambem e eu narrado pois ele senti a dor ou seja e vivencia essa experiencia . esta correto? . ja na letra (b) ele tambem fala de uma memoria mas tambem vivencia ele diz confesso que tudo pareceu obiscuro , incongruente , insano .. pode me explicar de uma forma mais simples ??? obrigado
Perguntas interessantes
Ed. Física,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Português,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás