Considerando o que sugerem a charge de Chico Caruso e as reflexões da autora do texto acima a respeito do projeto do movimento “Escola Sem Partido”, acreditar na “neutralidade” da educação é uma ingenuidade porque:
a -A educação é uma atividade social e não há vida social que não seja política, isto é, que não seja guiada por interesses e fins específicos que se estabelecem nas relações dos homens entre si.
b-Os interesses de diferentes grupos políticos estão presentes em todas as instituições sociais, inclusive na escola.
c-A maioria das pessoas não se interessa por política e, por essa razão, não desenvolve uma compreensão crítica sobre o valor e o papel da educação.
d-A neutralidade da ciência é uma meta a ser perseguida pelos educadores responsáveis pela formulação de orientações curriculares isentas de interesses políticos.
e-A sociedade ainda não atingiu o grau de desenvolvimento moral e intelectual necessários à distinção entre ideologia e ciência.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
A educação é uma atividade social e não há vida social que não seja política, isto é, que não seja guiada por interesses e fins específicos que se estabelecem nas relações dos homens entre si.
Perguntas interessantes