Considerando o que foi estudado na disciplina sobre o conceito de personalidade e o trecho a seguir da música “Como nossos pais” composta por Belchior, analise a alternativa correta:
“Minha dor é perceber
Que apesar de termos
Feito tudo, tudo, tudo
Tudo o que fizemos
Ainda somos os mesmos
E vivemos
Ainda somos os mesmos
E vivemos
Como os nossos pais”
I - Os psicólogos da personalidade por longos períodos discutiram se a personalidade é estável ou se ela se modifica em função das situações. Nessa dicotomia, analisando especificamente o trecho da música “ainda somos os mesmos” é possível inferir que Belchior se posicionaria mais a favor da estabilidade da personalidade.
II - Atualmente, a dicotomia estabilidade versus mudança nos estudos sobre a personalidade foi resolvida através de um enfoque interativo: os psicólogos da personalidade concordam com o fato de que os traços pessoais duradouros e estáveis, os aspectos mutáveis da situação e a interação entre eles devem ser levados em consideração para proporcionar uma explicação completa da natureza humana.
III – Belchior obviamente não foi psicólogo da personalidade, mas ele estava parcialmente correto ao afirmar que “vivemos como os nossos pais”, uma vez que cada padrão de comportamento parental afeta o desenvolvimento da personalidade da criança. Os pais influenciam o comportamento de seus filhos de diferentes maneiras, por exemplo, sendo modelos de identificação.
É correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Tendo em vista a Psicologia da Personalidade, é correto o que se afirma em I, II e III.
Personalidade
Personalidade são as características internas e externas do nosso caráter que direcionam nosso comportamento. Ela não é rígida e imutável, pois apesar de apresentar certa estabilidade e previsibilidade, também pode variar a depender da situação.
Apesar de, durante muito tempo, a dicotomia estabilidade versus mudança ter marcado o campo psicológico, atualmente é consenso que explicações pautadas na interação de diversos aspectos duradouros, estáveis e mutáveis, fornece uma perspectiva mais completa da natureza humana.
Nesse sentido, analisando a música de Belchior, principalmente no trecho "ainda somos os mesmos", no qual ele aponta para um sujeito que não se modifica ao longo do tempo, imaginamos que, se fosse psicólogo da personalidade, se posicionaria a favor da estabilidade.
Outro aspecto da personalidade levantado na música de Belchior, no trecho “vivemos como os nossos pais”, é a influência da personalidade das figuras parentais no desenvolvimento da personalidade da criança, principalmente tendo em vista que durante muito tempo estas são figuras de referência e identificação.
Aprenda mais sobre personalidade:
https://brainly.com.br/tarefa/25354048
#SPJ1