Geografia, perguntado por rayannefer2007, 2 meses atrás

Considerando o processo separatista sofrido pelo Sudão e a formação política e territorial do continente africano, podemos afirmar corretamente que:

A) embora a divisão territorial da África realizada pelos colonizadores europeus tenha levado em conta A a diversidade étnica de sua população, algumas minorias rebeldes ainda sobrevivem, como é o caso de um grupo étnico que forma a população do atual Sudão do Sul.
B) as causas que levaram à separação do Sudão são exclusivamente econômicas, uma vez que a porção ao sul possui grandes reservas de petróleo e total independência financeira e de serviços.
C) a separação do Sudão em dois países se deu sobretudo pelo contraste natural entre o norte e o sul, e não se relaciona com conflitos étnicos, fato presente em grande parte dos países africanos.
D) a separação do Sudão em dois países possui relação direta com o processo histórico de formação territorial do continente africano imposto pelos europeus, que desconsiderou a diversidade étnica entre a população da Africa, dando origem a conflitos entre seus povos.
E) os conflitos étnicos provocados pela diversidade de sua população são a grande causa do processo de separação do Sudão, diferenciando-o dos demais países africanos, que apresentam populações homogêneas, garantindo assim uma estabilidade política. ​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por BernadoCalkman
0

Resposta:

C

a separação do Sudão em dois países possui relação direta com o processo histórico

de formação territorial do continente africano imposto pelos europeus, que

desconsiderou a diversidade étnica entre a população da África, dando origem a

conflitos entre seus povos.

Explicação:

teu pai aquele velho calvo  me falou no olvidinho na frente do ideal

Respondido por albqque
0

Tendo em vista a formação político-territorial da África (ou repartição de África) realizada pelos europeus colonizadores do continente, a alternativa correta em relação ao processo separatista do Sudão é a letra D. Para desvendar essa questão, precisamos entender um pouco mais sobre o processo de formação política e territorial do continente africano.

Como se deu a repartição da África pelos europeus?

  • A repartição da África foi a invasão e anexação da maior parte do continente africano por sete potências da Europa ocidental: Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Itália, Portugal e Reino Unido.
  • Esse período, conhecido como Novo Imperialismo, durou de 1881 a 1914, e apenas Etiópia e Libéria permaneceram independentes.
  • No caso do Sudão, o país ficou sob domínio britânico de 1896 a 1955. Em 2011, a porção meridional do país teve sua independência declarada e tornou-se o Sudão do Sul.

Portanto, conclui-se que a invasão europeia à África não levou em consideração as questões étnicas e culturais das diversas tribos africanas no momento da demarcação dos territórios dos países recém formados, o que gerou conflitos e guerras civis ao longo do século XX.

Aprenda mais sobre a divisão territorial da África aqui: https://brainly.com.br/tarefa/36931717

#SPJ2

Perguntas interessantes