Considerando o processo histórico da Saúde da Mulher no Brasil, podemos afirmar que: a) O percurso da saúde da mulher se fez sem temores, discussões e conflitos, uma vez que todo o processo se deu naturalmente, a partir do amadurecimento da população. b) Houve apenas retrocessos na atenção à saúde da mulher, pois se nota a perda de direitos femininos, por exemplo, a proibição do aborto e da anticoncepção. c) Atualmente, a atenção à saúde da mulher apresenta diretrizes consolidadas em todo território nacional, sem necessidade de se instituir novas ações em saúde, na medida em que as antigas reivindicações são atendidas nos serviços de saúde. d) Não houve mudanças significativas já que observa-se nas ações efetivadas no cenário dos serviços de saúde, a preservação de práticas executadas desde a década de 1980 no país. e) A partir da década de 1980, por meio da atuação dos movimentos feministas, a mulher passou lidar diferentemente com sua sexualidade e, com isso, veio o autocontrole da fecundidade que impulsionou o respeito às decisões e individualidade da mulher. Nesse contexto, caminhou-se para a emancipação da mulher com a conquista de direitos, por exemplo, a ampliação do acesso aos serviços de saúde, sendo criada a Política de Atenção à Saúde da Mulher.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A partir da década de 1980, por meio da atuação dos movimentos feministas, a mulher passou lidar diferentemente com sua sexualidade e, com isso, veio o autocontrole da fecundidade que impulsionou o respeito às decisões e individualidade da mulher. Nesse contexto, caminhou-se para a emancipação da mulher com a conquista de direitos, por exemplo, a ampliação do acesso aos serviços de saúde, sendo criada a Política de Atenção à Saúde da Mulher.
Explicação:
RESPOSTA CORRETA
A atuação do movimento feminista no campo da saúde contribuiu para introduzir na política nacional, demandas desvalorizadas no cotidiano dos serviços de saúde, por serem consideradas privadas e irrelevantes para o cuidado.
A afirmativa correta é a letra E.
Ao analisar o processo histórico da Saúde da Mulher no Brasil, temos que depois da década de 1980 através da atuação dos movimentos feministas, a forma ao qual as mulheres lidavam com a sua sexualidade sofreu mudanças. Resultando na luta pela emancipação da mulher.
Visto que a atuação do movimento feminista no campo da saúde colaborou para que ocorresse a introdução na política nacional e das demandas do dia-a-dia dos serviços de saúde.
Bons estudos!