História, perguntado por ftici0765, 5 meses atrás

considerando o período de quase uma década entre o suicídio Getúlio vargas em agosto de 1954 o golpe militar que instaurou a última ditadura no brasil, em março de 1964, assinale a afirmação verdadeira


A) O suicidio de Vargas marcou o fim de sua influência na política nacional, pois nenhum de seus herdeiros políticos conseguiu algum sucesso eleitoral.


B) Apesar de ter sido eleito pelo PSD, criado por interventores durante o Estado Novo, Juscelino Kubitschek se afastou de Vargas pelo seu impeto industrialista.


C) A morte de Vargas repercutiu politicamente no Brasil por muito tempo, pois seus herdeiros políticos estiveram sempre na cena politica nacional.


D) Apesar de pôr fim a um periodo democrático, o golpe militar de 1964 não tem nenhuma relação com o quadro politico que se seguiu ao suicidio de Getúlio.

Soluções para a tarefa

Respondido por andredeggau
0

Embora Getúlio Vargas tenha morrido em agosto de 1954, sua influência continuou sendo um dos fatores mais importantes da política brasileira por muitos anos, e esse ainda era o caso em 1964. Está correta a alternativa C.

VARGAS E O GOLPE DE 1964

O golpe militar de 1964 tem diversas ligações com o legado de Vargas.

  • O governo que sofreu o golpe assumia a pauta trabalhista de Vargas, e o Presidente era João Goulart, antigo aliado de Vargas e seu antigo Ministro do Trabalho.
  • A oposição era liderada por muitos dos nomes que também se opunham ao governo Vargas, como Carlos Lacerda, que era o maior rival de Vargas e um dos principais apoiadores do golpe de 1964.

Saiba mais sobre o golpe de 1964: https://brainly.com.br/tarefa/53760975

#SPJ1

Perguntas interessantes