Considerando o pensamento ético de Aristóteles, assinale a alternativa correta.
O interesse pessoal constitui o bem supremo a que visam todas as ações humanas, acima das escolhas racionais.
A felicidade é o bem supremo a que aspira todo indivíduo pela experiência sensível do prazer que se busca por ele mesmo.
Todos os seres humanos aspiram ao bem e à felicidade, que só podem ser alcançados pela conduta virtuosa, aliada à vontade e à escolha racional.
Fim último da existência humana, a felicidade refere-se à vida solitária do indivíduo, desvinculada social na polis.
A felicidade do indivíduo não pode ser alcançada pelo discernimento racional, mas tão somente pelo exercício da sensibilidade.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O Cauim é uma bebida produzida a partir da mastigação da mandioca ou do milho por mulheres cuja saliva contribui para o seu fabrico. A preparação dessa bebida consiste em três estágios básicos: fermentação, amadurecimento e azedamento. Assim, em todos os rituais de passagem, em determinadas tribos indígenas, a presença do Cauim é imprescindível.
Nos rituais indígenas, a ingestão do cauim evoca a busca de um estado de prazer e de felicidade. Na tradição filosófica, a ideia de felicidade foi abordada por Aristóteles, na obra “Ética a Nicômacos”.
Considerando o pensamento ético de Aristóteles, assinale a alternativa correta.
A) O interesse pessoal constitui o bem supremo a que visam todas as ações humanas, acima das escolhas racionais.
B) A felicidade é o bem supremo a que aspira todo indivíduo pela experiência sensível do prazer que se busca por ele mesmo.
C) Todos os seres humanos aspiram ao bem e à felicidade, que só podem ser alcançados pela conduta virtuosa, aliada à vontade e à escolha racional.
D) Fim último da existência humana, a felicidade refere-se à vida solitária do indivíduo, desvinculada social na polis.
E) A felicidade do indivíduo não pode ser alcançada pelo discernimento racional, mas tão somente pelo exercício da sensibilidade.
Explicação:
A finalidade da existência humana, segundo Aristóteles, é a felicidade. Isso se daria mediante um exercício de vida virtuosa e de atividade racional na polis. Essa visão a respeito da felicidade é bastante diferente daquela apresentada no texto da questão, sobre as tribos indígenas que ingeriam cauim.