Considerando o modelo proposto por Bronfenbrenner, explique com suas palavras quais são os sistemas propostos pelo autor e as principais características.
Em seguida, desenvolva resumidamente quais são os componentes do Processo e do Tempo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Bronfenbrenner intitula sua proposta como modelo bioecológico e, este não se enquadra totalmente na perspectiva contextualista, uma vez que sua proposta vai além de simplesmente postular que o contexto é importante para o desenvolvimento humano. Bronfenbrenner avança para dizer que o que mais interessa é a interconexão de contexto e indivíduo e que desenvolvimento não é determinado por um processo unidirecional.
BHERING, Eliana; SARKIS, Alessandra. Modelo bioecológico do desenvolvimento de Bronfenbrenner: implicações para as pesquisas na área da Educação Infantil. Revista Horizontes, v. 27, n. 2, p. 7-20, 2009.
Explicação:
a) CRONOSSISTEMA: este é constituído pelas mudanças ou estabilidades que aconteceram nas características biopsicológicas do indivíduo durante toda a sua vida.
b) MICROSSITEMAS: este trata da soma de todos os sistemas de ordem inferior e que afetam indiretamente as relações interpessoais e a qualidade de vida das pessoas. Aqui podem ser relacionados a fatores como economia, crenças, valores, ideologias etc.
c) EXOSSISTEMA: esse é um ambiente que não envolve a participação ativa da pessoa. Nesse ambiente acontecem atividades e elementos que afetam a pessoa.
d) MESOSSISTEMA: trata do conjunto de microssistemas onde contém as trocas interambientes, famílias, escolas, trabalho etc.
e) MICROSSISTEMA: O microssistema é formado pelos grupos que têm contato direto com a criança. Embora possam existir muitas possibilidades diferentes, algumas das mais importantes são a família e a escola. A relação entre esse sistema e o desenvolvimento da criança é evidente, mas ocorre em ambas as direções. É aonde a pessoa desenvolve e tem suas experiências diretas.
QUESTÃO 2
PROCESSO: resumidamente o processo representa as mudanças que ocorrem no desenvolvimento da pessoa. Está relacionado com as ligações entre os diferentes níveis e se acha constituído pelos papéis e atividades diárias da pessoa em desenvolvimento. Entende-se que para que haja desenvolver intelectual, emocional, social e moralmente um ser humano, seja criança ou adulto, requer é exigido a mesma questão, ou seja, participação ativa em interação progressivamente mais complexa, recíproca com pessoas, objetos e símbolos no ambiente imediato. As mais diversas interações farão com que o processo alcance o seu resultado.
TEMPO: é entendido no sentido de desenvolvimento histórico, isto é, a maneira como acontecem as mudanças no decorrer do tempo a partir das pressões sofridas pela pessoa em desenvolvimento. Segundo o autor, eventos históricos podem alterar, mudar o curso do desenvolvimento humano. Em se tratando do contexto esportivo essa perspectiva é de suma importância, tendo em vista a possibilidade oferecida de compreender o processo de desenvolvimento humano a partir da inter-relação dos elementos que são importantes desde o nascimento até as idades mais avançadas.
Livro da Disciplina Psicologia do Esporte e do Exercício da Unicesumar Pg 46, 47 e 48.