Considerando o mês de Agosto com esta temática sobre o Folclore brasileiro. Vamos conhecer, pesquisar, ouvi e tocar alguns ritmos que caracterizam a cultura do folclore nacional.
Sendo assim, responda as duas questões a seguir sobre: CIRANDA, COCO, CONGADA e MARACATU.
1.) Quais são as características que cada um destes ritmos apresentam?
2.) Onde - qual a região do país do país que ouvimos cada um desses ritmos?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- Ciranda: Caracteriza-se pela formação de uma grande roda, geralmente nas praias ou praças, onde os integrantes dançam ao som de ritmo lento e repetido. Um dos maiores expoentes do folguedo é Lia de Itamaracá, considerada a "rainha da ciranda".
Coco- Caracterizado por músicas de letra simples, provenientes do canto dos tiradores de coco, o Coco foi se transformando também em dança. Os principais instrumentos que compõem as músicas são zabumba, pandeiro e ganzá.
Congada- É uma dança que representa a coroação do rei do Congo, acompanhado de um cortejo compassado, cavalgadas, levantamento de mastros e música. Os instrumentos musicais utilizados são a cuíca, a caixa, o pandeiro, o reco-reco,o cavaquinho,o tarol, o tamboril, a sanfona ou acordeom.
Maracatu- Os batuqueiros são os responsáveis por dar ritmo ao desfile. A orquestra é composta por instrumentos de percussão (caixas, ganzás, gonguês, taróis e tambores) e sopro (trombones e cornetas). As coreografias misturam giros e pulos sob um ritmo frenético que remete às congadas, um tipo de festa popular brasileira. Outras características são:
- presença da religiosidade: características de religiões africanas;
- presença da religiosidade: características de religiões africanas;danças elaboradas;
- presença da religiosidade: características de religiões africanas;danças elaboradas;junção de dança e música;
- presença da religiosidade: características de religiões africanas;danças elaboradas;junção de dança e música;figurinos coloridos e extravagantes;
presença da religiosidade: características de religiões africanas;danças elaboradas;junção de dança e música;figurinos coloridos e extravagantes;mistura das culturas africana, portuguesa e indígena.
2- Ciranda- A ciranda é parte da cultura popular brasileira. Está presente na Educação Infantil, na tradição indígena, em manifestações políticas e movimentos sociais. Como dança, é muito tradicional no Nordeste brasileiro, principalmente nos estados da Paraíba e de Pernambuco
Coco- é um gênero musical típico das regiões Norte e Nordeste do Brasil.
Congada- A congada é celebrada de norte a sul do Brasil. Porém, é mais praticada em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Paraná e Pará.
Maracatu- criada no estado de Pernambuco, sendo presente, sobretudo, nas cidades de Olinda, Recife e Nazaré da Mata.
Explicação:
SASAGEYO!!!
Resposta:
Explicação:
Realizadas ao redor do mundo tem diferentes celebrações
As danças folclóricas existem em diversos países do mundo. Unidas a músicas com características regionais, a dança ajuda a representar histórias e culturas de povos e seus ancestrais.
Essas danças são, geralmente, baseadas em histórias, lendas, cultos religiosos a deuses, datas comemorativas, festejos típicos e outras influências. Possuem também caracterizações e cores, como roupas e cenários, que ajudam a contar suas histórias.
Existem formas de caracterizar as danças folclóricas, como por exemplo pelo número de participantes. Por exemplo, as danças onde uma única pessoa executa os passos são chamadas de solistas. Um exemplo disso no Brasil é o frevo.
As danças de casal são chamadas de par enlaçado, como por exemplo a valsa. Existe ainda a dança de par solto, como a chimarrita. Algumas formas de dança podem mesclar os dois estilos, como as quadrilhas juninas, onde existem coreografias de par e individuais.
Danças de roda são aquelas onde os dançarinos fazem um círculo e uma pessoa ou um par dançam no centro, como por exemplo o samba de roda. As danças em fileiras são caracterizadas por dançarinos em filas, geralmente duas, onde pode haver também competições.