ENEM, perguntado por chrisbernardo1289, 10 meses atrás

Considerando o manejo do comportamento infantil e as contribuições da Psicologia na clínica odontológicainfantil, avalie as afirmações a seguir.I. Uma estratégia a ser utilizada pelo cirurgião-dentista, para crianças chorando intensamente, fazendobirra ou com acesso de raiva, é o reforço positivo, por meio de modulações de voz e expressão facialde acolhimento.II. A técnica do controle de voz baseia-se no tom e no volume da voz a serem empregados pelo cirurgiãodentista para obter a atenção da criança e, em seguida, sua cooperação; assim, com a entonação firmee decidida, ele pode estabelecer autoridade e, com entonação suave pode acalmar a criança.III. A técnica dizer, mostrar e fazer, como o próprio nome diz tenta controlar a ansiedade da criança; ocirurgião-dentista verbaliza que vai colocar a mão na boca da criança, demonstra na sua própria bocae faz a contenção.IV. As técnicas não aversivas, como a dessensibilização em algumas sessões, são organizadas de modoque a complexidade dos procedimentos a serem executados aumentem progressivamente.V. O cirurgião-dentista deve se informar sobre eventos do cotidiano, como nascimento de irmão,falecimento de ente querido, horário de atendimento e de sono da criança, brigas e separação de pais,mudança de escola ou residência, os quais influenciam o comportamento da criança.É correto apenas o que se afirma emA I, II e III.B I, II e V.C I, III e IV.D II, IV e V.E III, IV e V.

#ENADE

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por Danas
5

A alternativa D) apresenta afirmativas corretas em relação ao manejo do comportamento infantil.

O reforço positivo só irá fazer com que a criança perpetue esse comportamento de birra, o que o dentista pode fazer é o usar o reforço positivo em momentos que a criança não fizer birra.

É extremamente contraindicado que o dentista enfie a mão na própria boca e depois na boca da criança, o que o dentista pode fazer é ir falando tudo o que vai fazendo.

É importante que algum responsável que a criança confie esteja presente para acalma-la.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes