Considerando o fato de que os surdos possuem o direito de utilizar a sua língua, a Libras, como primeira língua, em todos os ambientes que convivem, a inclusão escolar desses sujeitos pressupõe que a sua língua de instrução seja, também, a Libras, passando a contar com a colaboração do trabalho de um ILS.
Observe o que o cenário de uma investigação desenvolvida com dois alunos surdos, mediada por uma intérprete ILS sem formação em Matemática, conforme Borges e Nogueira (2015 - MATERIAL EXTRA 3), concluiu. Para tanto, julgue as afirmativas a seguir com (V) para as Verdadeiras e (F) para as Falsas:
( ) É importante o apoio de recursos visuais, pois, de acordo com Strobel (2008), a experiência visual é fundamental no ensino dos surdos.
( ) No caso específico da Matemática, seria recomendável procurar diminuir a dependência que se atribui à comunicação oral entre professor e alunos para o aprendizado.
( ) Toda a comunicação se efetiva em compreensão real dos conceitos matemáticos (D’ANTONIO, 2006) entre educadores e alunos que comungam de uma mesma língua.
( ) É ilegítimo supor um agravamento dessa situação na relação entre educadores ouvintes que não utilizam a Libras, e alunos surdos que a têm como sua primeira língua.
A sequência correta é:
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
V – V – V – F.
Ao analisar as afirmativas, podemos concluir que:
I – Verdadeira. Os recursos visuais auxiliam bastante na experiência visual aliada ao ensino dos alunos surdos.
II – Verdadeira. Considerando-se o ensino da matemática, é preciso que se reduza a dependência relacionada à comunicação oral entre professor e aluno.
III – Verdadeira. A comunicação deve envolver a compreensão real dos conceitos matemáticos entre os professores e os alunos.
IV – Falsa. É previsível o agravamento da situação em que os educadores não utilizam a libras com alunos em que essa é a primeira língua.
Bons estudos!
Perguntas interessantes