Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Caminhos da Filosofia sobre a epistemologia de Kant, relacione corretamente os seguintes elementos às suas respectivas características:
1 - A priori
2 - A posteriori
3 - Juízos analíticos
4 - Juízos sintéticos ou extensivos
( ) Conhecimento independente e anterior ao conhecimento advindo da experiência e das intuições sensíveis.
( ) Conhecimento advindo da experiência e das impressões da sensibilidade, em contraposição aos conceitos do entendimento.
( ) Juízo que nada acrescenta à definição ou ao conceito de um conhecimento, pois somente explicita um conhecimento que o próprio conceito já contém.
( ) Juízo cujo predicado é estranho ao sujeito, acrescentando ao conceito algum conhecimento, expandindo e aumentando o que sabemos sobre ele.
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
A 3 – 4 – 2 – 1
B 3 – 1 – 4 – 2
C 2 – 4 – 1 – 3
D 4 – 3 – 2 – 1
E 1 – 2 – 3 – 4
Soluções para a tarefa
Sobre a teoria do conhecimento em Kant:
A alternativa que apresenta a sequência correta: E. 1 – 2 – 3 – 4
( 1 ) A priori - Conhecimento independente e anterior ao conhecimento advindo da experiência e das intuições sensíveis.
( 2 ) A posterior - Conhecimento advindo da experiência e das impressões da sensibilidade, em contraposição aos conceitos do entendimento.
( 3 ) Juízos analíticos - Juízo que nada acrescenta à definição ou ao conceito de um conhecimento, pois somente explicita um conhecimento que o próprio conceito já contém.
( 4 ) Juízos sintéticos - Juízo cujo predicado é estranho ao sujeito, acrescentando ao conceito algum conhecimento, expandindo e aumentando o que sabemos sobre ele.
Segunda a tese de Kant, o sujeito cognoscente possui certos elementos que antecedem a experiência e, ao mesmo tempo, organizam e ordenam essa mesma experiência. O termo usado por Kant é o de forma pura a priori, porque esse modo de organização não tem sua origem no mundo empírico.
O conhecimento da realidade é uma composição ou uma construção entre as formas puras a priori, que antecedem os objetos empíricos, e o material a posteriori oriundo do mundo dos objetos empíricos.
Na “Crítica da razão pura” (1781) Kant definiu os juízos analíticos, “a priori”, e os juízos sintéticos, “a posteriori”.
Os juízos analíticos, “a priori”, abrigam o sentido conhecimento universal e necessário, não fundamentado na experimentação, a exemplo da física e da matemática. São aqueles em que o atributo denota uma característica respectiva ao sujeito (ex. a pedra é dura, a bola é redonda). Nestes casos o predicado já se encontrava dentro da concepção do sujeito.
Os juízos sintéticos, “a posteriori”, possuem a base de sua validade na experimentação. Sua característica marcante é que nestes o atributo traz a ideia de acréscimo de uma qualidade que, por si, não lhe pertencia.
Bons estudos!