Considerando o exposto e o fato de que a escola precisa atuar com novas abordagens e recorrer ao uso das tecnologias digitais, como você vai lidar com essas diferenças ao propor atividades pedagógicas que recorram ao ambiente e cultura on-line?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Há de ser adaptado da maneira mais proveitosa ao aluno.
Explicação:
Com relação às atividades pedagógicas que recorram ao ambiente e a cultura on-line, pode-se desenvolver atividades que, além de promoverem o contato e aprendizado do aluno com a informática, façam com que se mescle o ambiente virtual e digital. Por exemplo, pesquisas de campo a serem realizadas na família e vizinhança, com a necessidade do desenvolvimento de um relatório seguindo as normas padrão ABNT.
Resenhas críticas a respeito de filmes, livros e artigos que envolvem a área de estudo também são bem-vindos, pois essas atividades além de incentivarem a pesquisa, digitação e formatação, inibem também muitas das práticas de cola, reduzindo consideravelmente o risco disso ocorrer.
Resposta:
Primeiramente, o professor precisava mapear as habilidades dos alunos e diferenças de acesso e conhecimento frente às tecnologias digitais, além de delimitar as vivências e experiências. Feito isso, ele propôs que os alunos mais habilidosos se juntassem aos que tinham menor habilidade, fazendo atividades em grupo ou duplas, de modo que os primeiros colaborassem com os outros em proposta cooperativa de aprendizagem. Assim, os estudantes menos inseridos na cultura digital têm a oportunidade de aprender de maneira colaborativa, com a ajuda dos mais inseridos no ambiente on-line. Espera-se que o professor promova várias atividades, levando em conta essas diferenças e que, assim, consiga equalizá-las.