Considerando o esclarecimento do Ministro Luís Roberto Barroso sobre o tema judicialidação e o fato dos representantes eleitos pelo povo serem escolhidos para editar leis e direcionar a regulamentação de situações política ou social relevantes em nosso país, dê sua opinião, fundamentada, sobre essa interferência do Poder Judiciário em questões de extrema relevância nacional que em regra deveriam ser tratadas pelo Poder Legislativo.
Soluções para a tarefa
“Judicialização significa que algumas questões de larga repercussão política ou social estão sendo decididas por órgãos do Poder Judiciário, e não pelas instâncias políticas tradicionais: o Congresso Nacional e o Poder Executivo — em cujo âmbito se encontram o presidente da República, seus ministérios e a administração pública em geral. Como intuitivo, a judicialização envolve uma transferência de poder para juízes e tribunais, com alterações significativas na linguagem, na argumentação e no modo de participação da sociedade”. (Ministro Luís Roberto Barroso)
olá!
podemos afirmar que o fenômeno descrito pelo ministro barroso é bastante comum no Brasil e diz repeito a a´te uma modificação de competência, em que muitas vezes o judiciário possui uma atividade legislativa que pertence originalmente ao poder legislativo.
nesse sentido, uma constituição permissiva atrelado a desconhecimento por parte da população acerca da sepração e competência dos três poderes acarreta o que muitos conhecem como a ditadura do judiciário.
para resolver isso seria necessário um sistema de freios contrapesos que balanceasse a presente questão e o poder dos juízes.
espero ter ajudado!