Considerando o desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas e a função social atribuída à escola, julgue o item que se segue.
As tendências pedagógicas libertadora, libertária e crítico- social dos conteúdos são manifestações da pedagogia liberal.
( ) Certo
( ) Errado
Soluções para a tarefa
Resposta: Errado
Explicação: Pois se refere à Pedagogia progressista - libertadora, libertária e crítico social dos conteúdos ou histórico-crítica.
O termo liberal não tem o sentido de "avançado", ''democrático", "aberto", como costuma ser usado. A doutrina liberal apareceu como justificativa do sistema capitalista que, ao defender a predominância da liberdade e dos interesses individuais na sociedade, estabeleceu uma forma de organização social baseada na propriedade privada dos meios de produção, também denominada saciedade de classes. A pedagogia liberal, portanto, é uma manifestação própria desse tipo de sociedade.
A pedagogia liberal sustenta a ideia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papeias sociais, de acordo com as aptidões individuais. Para isso, os indivíduos precisam aprender a adaptar-se aos valores e às normas vigentes na sociedade de classes, através do desenvolvimento da cultura individual. A ênfase no aspecto cultural esconde a realidade das diferenças de classes, pois, embora difunda a ideia de igualdade de oportunidades, não leva em conta a desigualdade de condições. Historicamente, a educação liberal iniciou-se com a pedagogia tradicional e, por razões de recomposição da hegemonia da burguesia, evoluiu para a pedagogia renovada (também denominada escola nova ou ativa), o que não significou a substituição de uma pela outra, pois ambas conviveram e convivem na prática escolar.
Resposta: Errado.
Explicação: Pois, as tendências pedagógicas liberais subdividem-se em: Pedagogia liberal tradicional,
Pedagogia liberal renovada progressivista,
Pedagogia liberal renovada não diretiva,
Pedagogia liberal tecnicista.