Português, perguntado por ruberlaniojorgesilva, 1 ano atrás

Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Ocaso da literatura ou falência da crítica?, assinale a afirmativa que apresenta as características que explicam o espaço reduzido para a crítica literária jornalística no final do século XXI: A O espaço reduzido para a crítica literária deu-se graças às novas tecnologias. B Desenvolveu-se um novo tipo de mentalidade ou de “cultura”, que influencia nos formatos ocupados pela crítica literária. C O espaço reduzido para a crítica em jornais está ligado a uma diretriz autoral. D A crítica literária está de acordo com os avanços da técnica. E As inquietações do crítico literário em vista do espaço reduzido nos espaços midiáticos deveu-se a uma cultura que rejeita as tecnologias.

Soluções para a tarefa

Respondido por Giuliane6
0

Olá!!1 Bom vamos lá!


Devemos pensar que nos últimos anos tivemos muito o avanço da tecnologia, e isso significa que esse avanço nos da informações rápidas, que chegam até nos em segundos e que podemos ver em nossos celulares/computadores, isso facilitou muito a nossa vida e acabou fazendo com que os jornais ficassem meio que de lado, já que a internet faz todo esse papel.


Assim, as criticas começaram a ficar de lado, pois o jornal já não era o primeiro meio de comunicação e as coisas já não eram mais como antes, ainda existem criticas mas bem menos, por isso podemos dizer que a alternativa correta é a letra A.


Espero ter ajudado em algo!

Respondido por marciadoce19
2

Resposta:

B

Explicação:

“O pressuposto com o qual se trabalha não desconsidera, porém, a argumentação daqueles que se filiam à corrente de pensamento a qual acredita que a migração da crítica literária dos jornais diários para os suplementos culturais (escassos, porém ainda existentes) dos finais de semana e também para as pesquisas acadêmicas [...], em cujos formatos aparecem as dissertações e as teses, se deveu às mudanças pelas quais passou o jornalismo na segunda metade do século XX”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RIBEIRO, José Alcides; JUNIOR, José Ferreira; TEIXEIRA, Lucilinda. A crítica literária e a polemica jornalística: as contribuições de Aluisio Azevedo e Machado de Assis. Revista USP. n. 104, p. 193-198, jan./fev./mar., 2015. <https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/106766/105403>. Acesso em 09 abr. 2018. p. 194.

Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Ocaso da literatura ou falência da crítica?, assinale a afirmativa que apresenta as características que explicam o espaço reduzido para a crítica literária jornalística no final do século XXI:

Nota: 0.0

A O espaço reduzido para a crítica literária deu-se graças às novas tecnologias.

B Desenvolveu-se um novo tipo de mentalidade ou de “cultura”, que influencia nos formatos ocupados pela crítica literária.

Comentário: “Não reivindicamos, apontando o predominante caráter mediático do jornalismo responsável pelo desfalque, consequente à retração indicada, o retorno à situação an­terior, nem pretendemos ‘resgatar’ o exílio jornalístico da crítica. Estamos, sim, assinalando o que talvez seja o sin­toma da ascensão de um novo tipo de mentalidade ou de ‘cultura’” (texto-base Ocaso da literatura..., p. 18).

C  

O espaço reduzido para a crítica em jornais está ligado a uma diretriz autoral.

D A crítica literária está de acordo com os avanços da técnica.

E  

As inquietações do crítico literário em vista do espaço reduzido nos espaços midiáticos deveu-se a uma cultura que rejeita as tecnologias.

Questão 8/10 - Teoria e Crítica Literária

Atente para a seguinte citação:

“A instabilidade do gosto é uma evidência desconcertante para todos aqueles que gostariam de repousar em padrões de excelência imutáveis. [...] não é possível, sem dúvida, explicar uma racionalidade das hierarquias estéticas, mas isso não impede o estudo racional do movimento dos valores [...]”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria: literatura e senso comum. Trad. Cleonice Paes Barreto Mourão e Consuelo Fortes Santiago. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001. p. 253-255.

Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Ocaso da literatura ou falência da crítica? sobre a relação entre crítica literária e literatura, analise as afirmativas a seguir:

I.   A crítica literária e a literatura caminham juntas.

II.  A crítica literária só pode existir graças à leitura de literatura.

III. A crítica literária ressoa somente nos meios em que ela se dá.

IV.  A literatura independe da crítica literária.

Perguntas interessantes